(VÍDEO) Projeto busca diminuir ansiedade em crianças e adolescentes

Jaqueline Marcos dos Santos é uma das autoras do Projeto Ansiosamente, projeto esse que visa contribuir com o gerenciamento da ansiedade nas crianças e adolescentes por meio da construção de saberes, vivências lúdicas e técnicas que irão auxiliar no processo de promoção de saúde e bem estar.
Ela detalhou como foi a elaboração do projeto na escola do Paquetá e também comentou sobre as estratégias utilizadas para analisar os resultados em relação à ansiedade das crianças que voltaram da pandemia onde as aulas estavam ocorrendo a distância e agora voltaram ao presencial.
A metodologia utilizada para obtenção e avaliação dos resultados foi em formas de encontros, cada encontro tinha um objetivo, uma área a ser trabalhada.
Foram um total de nove encontros, sendo o 1º a Apresentação e o acolhimento, 2º conhecendo as emoções, 3º técnicas de respiração e relaxamento e meditação, 4º Valores morais, 5º Relacionamentos, 6º Comunicação não violenta, 7º Promoção de saúde e qualidade de vida, 8º Proposta de atividade externa, 9º Atividade de encerramento.
Dos 27 participantes que iniciaram o projeto, 12 responderam o instrumento para a avaliação da ansiedade no final do projeto, sendo que a maioria apresentou baixa nos níveis de ansiedade. Os participantes relataram melhor controle das emoções e consequentemente uma diminuição no nível de estresse.
O projeto foi um dos escolhidos para representar o município no 8° Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de abril, nas cidades de Capivari Baixo e Tubarão
O projeto segue acontecendo no bairro Paquetá, e crianças e adolescentes, ou pais que estejam interessados em inscrever seus filhos, podem entrar em contato com pelo Whatsapp, através do número (47) 8434-0354, ou pelas redes sociais da Academia da Saúde.