Opções de trabalho para jovens

O primeiro emprego sempre é o mais difícil de conseguir. Nessa luta, jovens de todo o Brasil, inclusive Brusque, buscam entrar no mercado de trabalho.
Segundo Edio Bertoldi, o gestor de uma agência de empregos, o público entre 14 e 16 anos de idade deve ser inserido no Programa Jovem Aprendiz. O que a gente orienta para essas pessoas é para que procurem o Senac ou o Senai, e ,a partir dessas instituições, realizar o curso que a pessoa já está encaminhada para o mercado de trabalho.
Além disso, ele conta que na agência de trabalho, as vagas são bem distribuídas. A gente observa uma demanda bastante grande, principalmente pelas pessoas que estão à procura do primeiro emprego. Os jovens acabam sendo selecionados para vagas como a área do comércio, informática, administrativa. Contudo, a área operacional também tem oferecido vagas.
Bertoldi explica que na área operacional não estão requisitando experiência, porém, o jovem deve estar estudando ou ser formado. Com relação a idade, a nossa legislação não permite que menores de 16 anos tenham atividades elaborais. Então, o que temos hoje é o Programa Jovem Aprendiz.
Programa esse que a analista de secretaria escolar do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) explica que funciona através de inscrições, a partir de maio/junho são abertas novamente. Os alunos se inscrevem para participar do processo seletivo, a partir da aprovação, eles fazem a matrícula para começar as aulas em julho. Depois de matriculado, a gente encaminha o aluno ao mercado de trabalho.
Neste ano, o processo seletivo já finalizou e, segundo ela, foram cerca de 300 alunos inscritos. É de 14 a 23 anos, o curso são nas áreas de têxtil, eletromecânica e informática. As inscrições foram de outubro a dezembro de 2013, e as aulas começam em maio. O processo acontece em dois períodos do ano, na metade e final do ano.
O vendedor e estudante Christopher de Souza (16), conta que iniciou no trabalho atual devido aos cursos que realizou pelo Programa Jovem Aprendiz, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Levei meu nome lá e a loja me localizou. Foi bem fácil, hoje eu estou efetivo aqui. Souza fez dois cursos no Senac, um de aprendizagem em logística e outro em vendas.
LDO



