O Sindicato dos Taxistas Autônomos de Brusque realizou na noite de quarta-feira (12) uma assembleia extraordinária para discutir a lista de exigências da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade de Brusque para renovação dos alvarás. Os taxistas alegam que são 18 exigências que poderiam ser resumidas a apenas três, conforme explicou o presidente do Sindicato, Modesto Luiz Bertoldi.
Na relação está a certidão negativa criminal e de quitação de tributos municipais, estaduais e federais. Bertoldi diz que elas poderiam se resumir a comprovação de conclusão de curso de motorista, pagamento do INSS e alvará. Na avaliação do presidente do sindicato, já ocorreram avanços e a lista de exigências foi bastante reduzida.
O diretor da secretaria de Trânsito e Mobilidade, Luis Henrique Blummer, explica que as exigências estão previstas em lei e que elas já foram sensivelmente reduzidas, passando para onze apenas. Além disso, elas visam qualificar a prestação desse serviço a população.
Outra informação repassada pelo representante da Setram é de que, em breve, os táxis de Brusque vão afixar um adesivo no painel, informando ao usuário sobre os horários em que as corridas serão cobradas com bandeira dois e também o valor do km rodado em seus horários distintos.
Os taxistas terão uma carteirinha de identificação que permitirá que a fiscalização detecte o exercício irregular de exploração desta atividade por pessoas não regularizadas.