Nesta segunda-feira (10), o Samae realizou obra de elevação da barragem no Rio Itajaí-Mirim no Bairro Guarani, a fim de garantir a continuidade do funcionamento das bombas de captação de água para tratamento, já que a diminuição do nível do rio estava comprometendo a captação. Segundo o diretor-presidente do Samae, Rogério Ristow, outras ações estão sendo necessárias para garantir o abastecimento de água em Brusque.
Rogério explica que apesar do nível do rio ter baixado pouco, em torno de 30 centímetros, a estiagem já causa uma queda acentuada no volume de água dos mananciais do município, que também tem pontos de captação, o que faz com que o Samae adote medidas para garantir o fornecimento de água. O presidente do Samae lembrou que a chuva que está sendo esperada é aquela que cai aos poucos, por longo tempo, tendo em vista que essas pancadas mais violentas não contribuem, pois sujam apenas a água e não elevam o nível.
Rogério Ristow pediu que a população ajude a economizar água, evitando lavar calçadas e veículos com o líquido encanado, tendo em vista que isso pode comprometer o abastecimento de água na cidade. Ele lembrou que o período mais crítico é o vespertino.
Ainda de acordo com Ristow, à noite e na madrugada é possível restabelecer o nível dos reservatórios, mas no final da tarde já ocorre até mesmo a falta de água, como nas localidades da Volta Grande e do Planalto. Nestas regiões está sendo trocada uma bomba e os dutos para aumentar a capacidade de produção, equilibrando com o consumo nas localidades.