Após 162 anos, Brusque conhecerá o rosto do Barão de Schneeburg

O Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim, a Casa de Brusque, irá disponibilizar a partir desta quinta-feira (27) em seu acervo de fotos antigas, uma relíquia que levou 162 anos para que finalmente os brusquenses pudessem conhecer o verdadeiro rosto do Barão de Schneeburg. A confirmação é feita pelo historiador, Celso Deucher. Segundo ele após uma longa pesquisa e busca por este retrato, inclusive na Europa, e em outros estados brasileiros como Rio de Janeiro, e Bahia, ele foi encontrado.
Após tanta procura em vão, eis que surgiu uma possibilidade de que o retrato do Barão estaria em Santa Catarina, em Florianópolis. Assim uma equipe de brusquenses rumou para a capital do Estado em busca desta informação, e conseguiram encontrar o retrato verdadeiro no arquivo morto do Museu Histórico de Santa Catarina. Após todo um processo burocrático a equipe brusquense conseguiu finalmente ter acesso a esta imagem. Através da Casa de Brusque foi autorizado que pudesse ser feito uma réplica do quadro do Barão de Schneeburg.
Celso Deucher enfatiza que o retrato que hoje é exposto como sendo de Maximilian Von Schneeburg, na verdade é de um tio dele, ou seja, pela primeira vez os brusquenses poderão conhecer de fato o rosto. Nesta quinta-feira, os brusquenses poderão ter acesso a esta imagem, que após 162 anos irá revelar o rosto de um dos mais importantes homens na história de Brusque.
O presidente do Museu Casa de Brusque, Ricardo Scharf, na mesma cerimônia, fará a entrega aos prefeitos Mathias Kohler, de Guabiruba, Jonas Paegle de Brusque, Ivan Martins, presidente da Câmara de Brusque e Rosita Kohler, presidente da Câmara de Guabiruba, bem como para a Juíza Diretora do Fórum da Comarca de Brusque, Dra. Camila Coelho, de um exemplar do retrato do Barão. A replica será uma doação do Museu em conjunto com um grupo de apoiadores culturais de Brusque e Guabiruba, que patrocinaram os trabalhos de moldura e reprodução do quadro.
A cerimônia acontece na sede do Museu Casa de Brusque, na avenida Otto Renaux, nº 285, bairro São Luiz. A entrada é gratuita e aberta ao público.