Na tarde desta terça-feira (17), a secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setran) realizou um balanço da Transitolândia. Ato que aconteceu no 18º Batalhão da Polícia Militar, no Bairro Santa Terezinha. Em um retrospecto, o secretário Paulo Sestrem destacou a participação das escolas e o desempenho dos agentes durante os dois meses desde a primeira aula do projeto.
É um trabalho educativo que, hoje na secretaria de Trânsito e Mobilidade, a gente vê como um equilíbrio muito importante a fiscalização e a educação tem que ser um carro chefe na frente de toda instituição.
Oficialmente, a Transitolândia foi inaugurada no dia 13 de agosto, mas a primeira aula aconteceu no dia 25 de outubro. Para Sestrem, é muito positivo o número de participações dos alunos. Foi um número, extremamente, positivo esses dois meses, com 141 crianças participando. Se a gente mantiver este ritmo, o que eu acredito, vamos atingir, facilmente, no final do ano que vem mais de 1,5 mil crianças.
De acordo com ele, há novidades para o programa do Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran de Segurança no Trânsito, do ano de 2014. Nós concorremos neste ano e conseguimos nos classificar em 47º, mas nós colocamos vários projetos do Programa Paz no Trânsito. Então, hoje, aqui, decidimos que vamos levar só a Transitolândia. Em novembro do ano que vem podemos ter uma notícia boa.
Para o tenente-coronel da Polícia Militar, Heriberto Rocha Peres, comandante do 18º Batalhão da PM, é uma conquista para todos que foram envolvidos nos trabalhos. É uma vitória de todo cidadão brusquense, imprensa, Polícia Civil, IGP (Instituto Geral de Perícias), agentes de trânsito, o cidadão que nos apoiou, somados com o trabalho de educação no trânsito, são muitas vidas salvas, enfatizou.
Além do balancete anual do programa, no local foi entregue uma bicicleta para Vitória Cristine Floriani (10), aluna do quinto ano da Escola Augusta Dutra de Souza, do Bairro Limeira Baixa. A premiação foi realizada devido a um sorteio de participação da menina em conjunto com a escola onde estuda. Eu aprendi muita coisa aqui, a sempre atravessar em linha reta e na faixa de pedestre. A olhar e respeitar as placas. Fiquei bem feliz, finaliza ela.
OUÇA A MATÉRIA NO ÁUDIO ABAIXO




