Jovem com 25 anos é resgatado de situação de escravidão

Na segunda-feira (13), a Polícia Militar realizou um resgate de um homem de 25 anos que estava vivendo em situação análoga de escravidão. O fato ocorreu na cidade de Cunha Porã, Oeste catarinense.
O delegado Rodrigo Moura relata que a vítima é natural do Pará e era contratada para trabalhar em uma fazenda de mudas de eucalipto. A promessa do fazendeiro era pagar 6 mil reais para o homem, porém ele só recebia 200 reais pelos trabalhos. A vítima estava passando por essa situação desde de janeiro. Ele era obrigado a trabalhar sem folga e em período integral, para pagar uma suposta dívida de hospedagem na propriedade.
A vítima vivia em um barracão de madeira, sem vedação, sem condições de higiene e sem utensílios básicos para a sobrevivência. Além de não possuir energia e nem água potável para consumo. Quando o jovem precisava utilizar água ele retirava de uma nascente que tinha na fazenda.
Segundo o delegado Moura, a Polícia Civil recebeu a denúncia através da assistência social e ao irem até o local o homem se emocionou e agradeceu pelo resgate. A vítima também informou estar doente, porém informações do estado de saúde não foram divulgadas.
Diante da denúncia e da constatação do crime, o fazendeiro de 70 anos foi preso, encaminhado ao presídio de Maravilha e responderá pelo crime de redução à condição análoga à de escravo, de acordo com o artigo 149 do Código Penal.
A Polícia Civil ouvirá testemunhas e irá encaminhar o inquérito ao Judiciário, além de comunicar o crime ao Ministério Público do Trabalho.
Fonte: G1SC