A região de Brusque possui forte origem de imigrantes europeus e a tradição desse povo é algo muito relevante. Muitas delas nem sabem onde está a origem de sua ascendência. A importância disso leva algumas pessoa as dedicar tempo e recursos pesquisando a história das pessoas. A empresária Marcia Luiersen é uma delas. Ela trabalha com a coleta de informações sobre a história de famílias.
Trabalho que é desenvolvido por ela há cerca de 10 anos, como franquia dos Estados Unidos. Segundo Marcia, esse tipo de serviço existe em toda Europa e, devido à região Sul do Brasil possuir uma quantidade significativa de imigrantes e com ascendência europeia, resolveu apostar no negócio.
O maior número é de imigrantes alemães e italianos. A tradição é que motiva as pessoas a buscarem informações sobre a origem dos seus sobrenomes e o serviço da empresa, atualmente, possui um banco de dados com mais de 400 mil deles Caso a pessoa peça e não tenha, é feita a pesquisa do brasão da família. Fazemos a solicitação e encaminhamos para os Estados Unidos, destaca Marcia.
A pesquisa não é genealógica. Segundo ela, muitos sobrenomes sugiram pelo que a pessoa fazia ou trabalhava. Na época medieval, as pessoas se identificavam através do seu trabalho e das condecorações que era recebiam dos reis e dos fidalgos que tinham sobrenomes importantes, explica a empresária.
Ela diz que os sobrenomes sugiram das pessoas que trabalhavam para outras consideradas importantes, geralmente quando no nome existe o de no sobrenome que a pessoa herdou. Como exemplo, Juares de Souza.
Pessoas ricas deixavam seu sobrenome paras seus empregados quando eles faleciam. O brasão representa toda simbologia da família. A história da família é a origem, a raiz da nossa ascendência. Você sabe de onde você veio, de que época, de que local você surgiu. Tem sobrenomes que surgiram com o próprio habitar de pessoa. Muitos começaram com o patriarca da família, pode ser por um apelido. Família Belo e Bela surgiram de uma figura de uma bela pessoa. Todas, provavelmente, achavam a pessoa de bela de onde iniciou e de lá até hoje surgiu o belo.
Quando é feita uma pesquisa do brasão, é grande a surpresa ao descobrirem o significado do desenho, afirma Marcia. Um brasão que possui apenas uma cor e tem um flor de liz em amarelo. O amarelo no brasão significa ouro, o azul honraria, o vermelho significa posição. Um leão no brasão significa uma família que cuidava do reino e tinha muita força e poder. Por exemplo, se eram pessoas que plantavam, no brasão irão aparecer árvores e flores. Eles colocavam o brasão em frente à casa e identificavam as pessoas por ele, finaliza.
Colaboração de Michel Patitucci