Conferência discute questões a nível regional
Representantes dos oito municípios que integram a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) estiveram reunidos durante toda a tarde de ontem (6) nas dependências do Senac, em Brusque. Eles integram os conselhos tutelares destas cidades e discutiram sobre das diretrizes a serem elaboradas para a Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. As propostas integrarão um documento denominado de Plano Decenal.
Cada uma das oito cidades realizou conferência local. Delas saíram sugestões, que foram apresentadas e debatidas. “Cada município definiu as suas prioridades e trouxeram aqui para a SDR. Daqui sairá a prioridade regional, que encaminharemos para a estadual. Posteriormente,discute-se os cinco eixos, define a prioridade do Estado e vai para a etapa nacional, que será realizada em Brasília”, explica a gerente regional de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Helena Rubia Inocente da Silva.
O presidente da Associação Catarinense dos Conselhos Tutelares, Paulo Vendelino Kons, acredita que, muitas vezes, as deliberações oriundas de eventos como este não são respeitadas por representantes do poder público. “Propor, eleger diretrizes prioritárias para cada uma dessas áreas que estão legalmente asseguradas e garantidas na lei, mas que na prática muitas vezes não estão”, comentou ele.
Em setembro, mais precisamente nos dias 3 e 4, acontece a etapa estadual em Florianópolis. A ultima delas, em Brasília, desta vez congregando todas as definições do País, será realizada de 7 a 10 de dezembro.