Vettel na ponta, Massa em 9º no GP Brasil

O traçado desafiador, o clima instável, a imprevisibilidade. O fator Interlagos entrou em ação novamente e tumultuou o treino classificatório deste sábado, que definiu o grid para o GP do Brasil de Fórmula 1, válido pela última etapa da temporada 2013. Foi uma atividade marcada pelo vai e vem da chuva, pelo atraso de 40 minutos na disputa do Q3 e por uma batida forte de Sergio Pérez no Q2. Mas nem mesmo as inúmeras variáveis foram capazes de deter Sebastian Vettel e sua RBR.
O alemão se impôs na pista molhada, cravou 1m26s479 e conquistou mais uma pole position, a nona no ano, a 45ª na carreira. Nico Rosberg, que vinha sendo o mais rápido na água nos treinos livres, ficou em segundo. O espanhol Fernando Alonso larga em terceiro e terá ao lado no grid o australiano Mark Webber, que fará sua despedida da Fórmula 1 neste domingo.
Também em clima de despedida, mas da Ferrari, Felipe Massa, que se junta à Williams no ano que vem, terá uma difícil missão neste domingo diante de sua torcida. O brasileiro bem que tentou melhorar seu tempo na última tentativa do Q3, mas não conseguiu passar da nona posição no grid.
Massa ainda viu o time italiano se enrolar nos boxes nos minutos finais do treino, quando os todos os pilotos trocavam os pneus de chuva pelos intermediários. A equipe demorou a trazer os novos compostos, fazendo Alonso e o brasileiro ficarem esperando no pitlane.
- Inacreditável, caras! Colocamos os pneus certos justamente na hora que precisávamos. Uhul! Olé! - celebrou o alemão da RBR.
LDO