Professores em mobilização nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (26), os professores da rede municipal de Brusque estarão em frente a prefeitura cobrando a aplicação do Piso Nacional da Educação. O novo piso para 2023 sofre um reajuste de 14,95% e a principal cobrança da Educação é que seja aplicado o reajuste na Carreira do Professor. A “Mobilização pelo Piso da Educação” inicia às 8h30 na praça sesquicentenário.
A presidente do SINSEB, Tânia Mara Vieira Pompermayer, explica que a mobilização da educação foi organizada pelo Sindicato dos Servidores a pedido dos próprios professores. “Nós sabemos que se não cobrarmos, as administrações municipais tendem a não cumprir a Lei. É um direito dos professores e entendemos que o reajuste deveria ser cumprido na Carreira do Professor e não apenas para quem ganha o Piso”, disse Tânia.
Todos os professores foram convocados para a mobilização.
Achatamento
Enquanto o Piso Nacional é reajustado pelo governo federal, o reajuste dos demais professores que recebem acima do mínimo é reajustado pelo governo municipal. Um exemplo foi o ano de 2022, quando o Piso Nacional avançou 33% e os demais professores tiveram os salários apenas corrigidos pela inflação, que no mesmo período somou apenas 10,78%, além de perdas passadas.
Isto é, quem acabou de entrar no serviço público recebeu um reajuste de 33% e quem tem anos de Carreira, cursos, pós-graduação, mestrado ou doutorado recebeu apenas a inflação, criando o achatamento nos salários.
Qualificação não é reconhecida
A presidente do Sindicato questiona qual será a motivação para que os novos professores se especializem, melhorando a melhorar a qualidade da Educação das crianças brusquenses, se a própria prefeitura não valoriza este empenho através de uma salário mais digno e proporcional a qualificação do professor. “É a educação e o futuro dos filhos dos brusquenses que estão em jogo”, defendeu Tânia.
Guabiruba já cumpre Piso na Carreira
O Sindicato em negociação com a administração de Guabiruba já conseguiu garantir a aplicação do Piso Nacional da Educação na carreira de todos os professores do município vizinho. “Nossa luta agora será para que Brusque também valorize os nossos professores”, garantiu Tânia.