(VÍDEO) Tubulação rompida causa medo em moradores

Na tarde desta quinta-feira (1), a equipe da Rádio Cidade recebeu notícia de um desmoronamento na parte subterrânea de um casa no bairro Rio Branco, em Brusque. A equipe esteve no local e coletou as informações dos moradores sobre o caso.
Conforme apurou a Rádio Cidade, o imóvel teve uma cratera aberta na parte da garagem. André Sosa, vizinho dos moradores desta casa, relata que já fazem quatro dias que o local vem apresentando instabilidade no solo.
‘’O morador viu que o local cedeu e constatou que embaixo da casa passava uma tubulação’’, pontuou André.
Ele relata que a Defesa Civil e a Secretaria de Obras de Brusque já estiveram no local, mas nada fizeram. O homem já foi até a Prefeitura e ouviu para buscar o pavilhão, onde está acontecendo o acolhimento às famílias que tiveram que deixar suas casas devido ao risco de desmoronamento.
Ele pede um posicionamento do órgão responsável para que dê uma explicação do que irão fazer diante da situação.
A equipe da Rádio Cidade falou com o proprietário do imóvel, Walter de Oliveira Junior. Ele relata que
‘’seis anos atrás houve a abertura de um buraco no meio da via e, só aí, que descobrimos que passava uma tubulação embaixo da casa’’.
O morador disse que atrás da casa tem um terreno e que o acúmulo de água no interior do mesmo pode estar causando todo esse transtorno.
Na quarta-feira (30/11), a equipe da Rádio Cidade esteve nesse terreno com o também morador Gustavo Henrique. ‘’O terreno é propriedade da Prefeitura. Tem um buraco aqui no meio que fica água da chuva acumulada das ruas’’, relatou.
Walter conta que entrou em contato com a Prefeitura, através da Defesa Civil, e foi orientado a esperar até que a chuva cesse para que possa realizar a abertura da rua e refazer a tubulação que cedeu.
A equipe da Rádio Cidade entrou em contato com a Secretaria de Obra.
‘’Estamos acompanhando o problema. Estamos em uma situação crítica na cidade devido às fortes chuvas. Estamos com 301 chamados’’, explica o Secretário de Obras de Brusque, Ricardo de Souza.
A equipe da Rádio Cidade também ouviu a superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FUNDEMA), Ana Helena Boos.
‘’Para que seja feita alguma liberação, tem que ser solicitada a autorização pelo proprietário do terreno, o que até o momento não foi feito. Essa desobstrução da tubulação entupida do terreno deve ser verificada com a Secretaria de Obras’’, relatou ela.