Projeto foca ações na saúde de adolescentes

A Unimed Brusque iniciou na quinta-feira (3) mais uma ação em prol da saúde e qualidade de vida de adolescentes do município, com projeto Viver Bem na Escola. O objetivo será trabalhar, a partir de agora, com a capacitação de estudantes de 12 a 16 anos, para que as meninas, entre si, possam compartilhar orientações sobre qualidade de vida, prevenção da gravidez na adolescência e os riscos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
 
A contemplada com a iniciativa é a EEB Francisco Araújo Brusque, que será a primeira unidade de ensino de Brusque a ter dentro do Viver Bem na Escola, a parceria com o Projeto Menarca, desenvolvido pelo Colégio Sociedade Educacional Professor Altair Mongruel (Sepam), de Ponta Grossa (PR).
 
Menarca é o nome dado a primeira menstruação da mulher, e foi escolhido para denominar o projeto que pretende acabar com os tabus das informações e orientações sobre sexualidade na vida das adolescentes. Iniciado pela escola Sepam, diferente de outros projetos que abordam a sexualidade, nesse programa as próprias adolescentes são as protagonistas, ou seja: de forma voluntária elas se inscrevem para participar do projeto, passam por uma capacitação com psicóloga, ginecologista, e a partir disso são elas que passam as orientações para outras jovens.
 
“O retorno é muito grande, já que o adulto muitas vezes não consegue passar as informações para o adolescente, ou pelo próprio adolescente se constranger, se intimidar com o adulto. Falando de jovem para jovem, elas se entendem nessa troca de informações e experiências”, explica o professor Jacob Cavagnaria, coordenador pedagógico do Colégio Sepam.
 
Assim, para dar mais força ainda ao projeto Viver Bem na Escola, a Unimed Brusque buscou no Paraná parceria com o Menarca, para que a metodologia possa ser aplicada da melhor forma nas escolas de Brusque, em especial da rede pública de ensino. A Unimed irá coordenar as ações do projeto em parceria com a unidade de ensino, disponibilizando profissionais da saúde para instruir as alunas que farão parte do projeto. “É um projeto muito importante, pois está ligado a área da saúde, vinculado aos princípios do cooperativismo, que é atuar na comunidade que estamos inseridos também. Além disso contribuirá com a saúde pública, já que a partir do momento que trabalhamos com a prevenção da saúde das adolescentes, da gravidez na adolescência e das doenças sexualmente transmissíveis, diminuem os índices desses problemas”, explica a assistente social e responsável pela área de Responsabilidade Social da Unimed Brusque, Camile Bruns.
 
Iniciativa aprovada
 
Desde 2012 a EEB Araújo Brusque já recebeu palestras e orientações do Programa Viver Bem na Escola, entretanto a partir de agora a ação ganhará mais força ainda, já que as próprias estudantes estarão à frente do projeto de capacitação. “Esse trabalho será fundamental. Se deu certo em outras escolas, dará certo aqui também. Há anos promovemos palestras com profissionais de saúde, mas não vemos um retorno significativo, já que tivemos casos de gravidez na adolescência, por exemplo. De aluna para aluna elas têm mais liberdade para conversar e acreditamos que dará muito certo”, declara a orientadora educacional da EEB Francisco Araújo Brusque, Suzete Schlindwein.
 
Na quinta-feira, 3, foi realizada o primeiro contato com a escola, através de palestras das estudantes de Ponta Grossa com as estudantes de Brusque, e também entre os professores e participantes do projeto Menarca com os professores da EEB Araújo Brusque. Com isso, as alunas da unidade de ensino participarão de capacitações com profissionais oferecidos pela Unimed, para que até final de 2015 elas estejam preparadas para iniciarem as palestras e orientações com as colegas já no início de 2016.
 
Entre as estudantes, a empolgação foi grande já no primeiro contato com o projeto. “Acho que será muito bacana, até porque vamos nos sentir mais à vontade conversando entre nós. As minhas colegas estão muito entusiasmadas e será muito importante termos essas orientações, já que tivemos colegas que ficaram grávidas, pararam de estudar. Não será só para nos conscientizarmos sobre saúde, mas também para pensarmos como as nossas escolhas agora irão ter impacto no nosso futuro”, comentou a aluna Débora Imhof, 12 anos, estudante do 7º Ano que participará do projeto.
 
Com a capacitação das meninas, a expectativa é que as orientações possam ser multiplicadas, saindo dos muros da escola indo para a comunidade. onde as adolescentes possam levar essas experiências para outras amigas, para família, criando uma rede de conscientização.  “Que outras escolas possam buscar a Unimed Brusque para realizarem esse projeto, que é fantástico e traz um ganho significativo”, completa o coordenador do colégio do Paraná.
 
Saiba mais
 
O Projeto Viver Bem Na Escola, da Unimed Brusque, busca proporcionar aos estudantes aprendizagens significativas, que ultrapassem os muros da escola e sejam incorporadas na rotina familiar, por meio de uma postura investigativa e curiosa frente aos fatos, desafiando-os a construir conceitos sobre qualidade de vida e a refletir sobre a importância de suas escolhas para uma vida mais longa, saudável e feliz. Os temas a serem trabalhados com os jovens dentro do projeto são a qualidade de vida, alimentação saudável, prevenção de acidentes e sexualidade.