Fundema visita projeto sustentável de Pomerode
![](https://images.rc.fm.br/w_1600/h_800/arq_121314:noticias:923730:0e90592f04f3b8338678d21123046742.jpg)
Nem sempre é fácil se desfazer daquele eletrodoméstico antigo ou daquele móvel que não possui mais utilidade em casa. Por isso, Pomerode criou o projeto Bota Fora Sustentável, que foi conhecido de perto nesta quarta-feira (26) pela equipe da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque. O objetivo da visita foi verificar a possibilidade de implantar a proposta também em Brusque.
O Bota Fora Sustentável foi idealizado pelo Samae de Pomerode e consiste na reutilização e destinação correta de móveis e eletrodomésticos usados, beneficiando entidades, famílias e o meio ambiente. Durante o mês de agosto, a entidade realizou a coleta destes bens que não estão sendo usados e as famílias gostariam de doar. Agora, os materiais são disponibilizados a entidades e famílias e o restante é leiloado.
A bióloga da Fundema de Brusque, Pâmela Felipim, explica que a ação ajuda a evitar que muitos materiais parem em locais inadequados, como área verde, APP's e rios. "Muito tempo sem usar? Quem sabe seja a hora de doar. Um belo exemplo que pode ser seguido por Brusque", acrescenta.
Além do bota fora, a comitiva brusquense conheceu a usina de triagem de materiais reciclados, que funciona com funcionários do Samae e recicla atualmente 22% dos resíduos da cidade, contabilizando mais de 33 itens, entre eles sacolas plásticas, PET's, isopor, vidro, metais, papel e papelão.