Presidente da Fiesc palestra para empresários brusquenses
“A educação transformará as pessoas e elas transformarão o nosso País. Este é o Brasil que todos queremos”. A afirmação é do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, que conversou com empresários da construção civil da região de Brusque neste sábado (22) no Dia Nacional da Construção Social, que foi realizado simultaneamente em todo o Brasil no dia 22 de agosto. O encontro com Côrte foi realizado na empresa Irmãos Fischer.
Santa Catarina é o quinto Estado com o maior número de empresas do setor da construção civil e responde por 5,9% da geração de riquezas catarinenses. Côrte falou sobre os esforços do setor industrial para superar as dificuldades. “Os empresários esperam uma melhoria da economia. Eles revelam que farão novos investimentos e que acreditam na recuperação do nível de emprego”, salientou. A redução da demanda e da produção, o ajuste fiscal em curso, a inflação e os juros elevados, a redução do crédito e a deterioração dos níveis de emprego são alguns dos grandes desafios enfrentados pela indústria.
Dentre as estratégias promovidas pela Fiesc para estimular o crescimento sustentável da indústria, Côrte destacou o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC), que vai propor ações futuras e promover, no longo prazo, uma dinâmica de prosperidade industrial em 12 setores produtivos; os Institutos de Inovação e Tecnologia do Sesi e do Senai, voltados ao atendimento das demandas industriais; e o Movimento a Indústria pela Educação, que estimula o setor a promover a qualificação dos seus trabalhadores como forma de elevar a produtividade e a competitividade.
Nesse contexto, Côrte também participou da implantação da Câmara Regional do Movimento em Brusque. A ação visa a promover o debate sobre a melhoria dos indicadores educacionais da região. O vice-presidente da Fiesc para o Vale do Itajaí-Mirim, Ingo Fischer, salientou que o crescimento sustentável só é possível com base na educação. “As câmaras representam o fortalecimento do ensino e auxiliarão na identificação dos principais focos de atuação”, afirmou. Fischer lembrou o excelente desempenho dos brasileiros na WorldSkills, o maior torneio de educação profissional realizado em São Paulo de 11 a 16 de agosto, no qual o Brasil conquistou o maior número de medalhas.
Vinculadas às vice-presidências da Fiesc, as Câmaras contarão com a participação de representantes do setor industrial, dos sindicatos patronais e dos trabalhadores, dos setores de educação da rede pública, além dos jovens embaixadores do programa Conexão Jovem. A iniciativa promoverá a articulação e mobilização dos públicos visando à análise e priorização de ações necessárias em cada região para a superação desses dois importantes desafios.
As demais ações do Dia Nacional da Construção Social foram realizadas no Centro de Lazer do Sesi de Brusque, entidade da Fiesc. A iniciativa foi promovida pelo Sesi Nacional em parceria com os Sindicatos das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon) e de trabalhadores deste setor (Sintricomb). Trabalhadores da construção civil tiveram acesso a uma série de serviços gratuitos como corte de cabelo, educação para o trânsito, testes de glicemia e outros na área de saúde, além do sorteio de brindes. A entidade apresentou ainda o Programa Sesi Ciências, que disponibiliza unidades móveis equipadas para a realização de cursos voltados ao letramento científico.