Os 32 radares (tipo lombada eletrônica) instalados na BR-101, no trecho pedagiado, de Palhoça a Joinville, começam a multar a partir desta segunda-feira (17). Um estudo da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Autopista Litoral Sul demonstrou que a fiscalização de excesso de velocidade é necessária a fim de reduzir o número de acidentes na BR-101, tanto na pista principal quanto nas marginais.
São 32 radares no trecho, sendo oito na pista principal e 24 nas marginais. Dos oito radares na pista principal, cinco são na Grande Florianópolis, dois em Joinville e um no Morro do Boi, entre Itapema e Balneário Camboriú. A velocidade máxima nesses locais é 80 km/hora, exceto no Morro do Boi, que é de 60 km/hora.
Dos 24 radares nas marginais, 19 são na Grande Florianópolis, dois em Itapema e três em Itajaí. A velocidade máxima nas marginais varia entre 40 e 60 km/hora; nos locais onde há travessia de pedestre a velocidade máxima é 40 km/hora e nos demais locais é 60 km/hora.
Em média, 35 mil veículos são flagrados em excesso de velocidade nesses 32 radares. Até domingo eles não eram multados, mas a partir desta segunda-feira os veículos em excesso de velocidade serão autuados e multados.