O primeiro semestre de 2015 terminou com as empresas de telefonia sendo campeãs de reclamações no Procon de Brusque. Segundo o diretor Geral do Procon, Dantes Krieger Filho, pela ordem, a OI, depois a Vivo, Tim e Claro lideram esse ranking desfavorável. Já no segmento de telefonia móvel as operadoras estão basicamente empatadas no volume de reclamação.
A liderança da Oi tem uma explicação, segundo Dantes. É por conta dos planos que eles vendem através de um pacote com celular, TV, fixo por R$ 129,90 por mês, mas já na primeira fatura os valores cobrados são bem mais altos, gerando reclamações por parte do consumidores.
Se por um lado a Oi lidera no número de reclamações, ela é responsável também pelo percentual mais alto de solução nas reclamações junto ao Procon (85%). Dantes explica que basta solicitar a gravação e provar que quem procurou o cliente foi a operadora para encaminhar o assunto de forma a garantir um acordo.
Outro segmento que vem exigindo bastante trabalho por parte nos últimos meses tem sido a venda casada de seguro estendido. É uma prática ilegal e as gerências das lojas já foram alertadas para que respeitem o consumidor e não exijam a aquisição do seguro estendido na aquisição de produtos.