Analista de tecnologia pede atenção da comunidade com uso da internet

A internet e as suas infinidades de benefícios. A internet e a esperteza de alguns na aplicação de golpes. A rede mundial que interligou o mundo diariamente apresenta as suas glorias e os seus defeitos. Bem usada, agiliza, informa, aproxima e tantas outras coisas mais. Mas o problema está justamente no mau uso. O Analista de Tecnologia, Jeferson Matos Barreto, em entrevista a Rádio Cidade nesta sexta-feira (23), pediu a atenção da comunidade para esse lado obscuro da internet.
Primeiramente o alerta foi par que as pessoas tomem consciência do cuidado que precisam ter. “Acho extremamente importante a gente falar sobre segurança da informação, segurança na internet, eu acredito que a sociedade necessita saber pois estamos em mundo muito tecnológico. As vezes as pessoas até entendem que existe o risco, mas quando procuram na internet não é fácil o entendimento, a linguagem dificulta um pouco”, afirmou Jeferson.
Ele explica que os golpistas procuram algo que possa despertar em você o interesse de clicar em links, ou disponibilizar dados que poderão ser usados na aplicação de golpes. “Na internet essa curiosidade, as pessoas que atacam, eles são os engenheiros sociais, que são pessoas que se passam por uma identidade, ou uma empresa golpes relacionados ao mercado eletrônico, por exemplo. A Caixa enviou uma mensagem para você, e a pessoa nem tem conta na agência, mas por curiosidade, a pessoa clica para ver para onde vai e isso basta para os golpistas agirem”.
Outro ponto que o analista elencou foi sobre a realidade que é esse mundo virtual. “A gente acredita que a internet é uma rede virtual, e é, mas todas as coisas que acontecem lá são reais, as pessoas que estão por trás, as ações são reais, então eu digo que é importante a gente tomar os mesmos cuidados que tomaríamos andando na rua, quando a gente vai ao banco, faz compras, precisamos ter esse entendimento que pela internet também devemos tomar os devidos cuidados”, destacou Jeferson.
Golpes no WhatsApp
Um dos aplicativos mais usados para comunicação Whatsapp também se insere nos meios mais procurados por golpistas. “Para evitar a clonagem é importante a gente deixar no WhatsApp a autenticação em duas etapas, é algo bem simples”
Veja como fazer:
Passo 1: abra o WhatsApp através do seu celular, clique no ícone de "Três pontos" no canto superior direito e, no menu aberto em seguida, selecione o item "Configurações".
Passo 2: feito isso, toque sobre “Conta”.
Passo 3: selecione a opção “Confirmação em duas etapas”.
Passo 4: na tela seguinte, clique em “Ativar” para começar a configurar o recurso.
Passo 5: neste momento, você deverá criar uma senha de seis dígitos (PIN) e confirmá-la na aba seguinte.
Passo 6: insira e confirme um endereço de e-mail para recuperar o código PIN, caso você esqueça-o no futuro.
Passo 7: a partir desse momento, a confirmação em duas etapas está ativada no WhatsApp, portanto, clique em “OK” no canto inferior para poder prosseguir.
Passo 8: caso queira desativar o recurso, alterar o PIN ou o e-mail cadastrados, acesse novamente a aba de “Confirmação em duas etapas”.
Pronto! Agora você pode ativar a confirmação em duas etapas do WhatsApp e adicionar mais uma camada de proteção ao mensageiro.
Outro golpe aplicado no aplicativo é quando o golpista dizer ser um conhecido da vítima. “A pessoas entram em contato se passando por um conhecido seu, dizendo que trocou de número e que está com dificuldades no pagamento de um boleto e pede uma transferência. O bom é você tentar conversar e fazer alguns questionamentos sobre o que você conhece do seu amigo. Esse golpe é aplicado geralmente pela manhã ou a noite, e isso é pensado, no momento que você está mais sonolento e cansando e não vai pensar direito e acaba fazendo a transferência. É preciso ficar atento, as formas são inúmeras”, concluiu.