Prefeito aponta data para entrega da ponte do Centro

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, confirmou na manhã desta quinta-feira (13), no programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, que a nova ponte do Centro deve estar finalizada até metade de 2023. Segundo ele, toda parte de desapropriação de áreas no entorno está finalizada e a base das cabeceiras, também.
Vequi afirmou que a ponte será toda em concreto armado e isso tem dado mais agilidade na execução dos trabalhos. “Começou há uns três meses e já encontra-se em boa fase. Acreditamos que pelo dia 15 deva finalizar a parte estrutural das sapatas, dos pilares”, destacou ele.
A nova ponte terá cerca de 120 metros de comprimento e fará a ligação das duas margens do Rio Itajaí Mirim, partindo da Rodovia Antonio Heil, região do Centro II, até a Rua João Bauer, no Centro I. “Será a maior ponte da nossa cidade. Ela não terá pilares dentro do rio”, frisa Vequi.
O recurso para a execução a obra vem de financiamento junto à Caixa Econômica Federal, através do Finisa. No total, serão aplicados em torno de R$ 23 milhões.
O prefeito ainda falou sobre outras obras que estão no cronograma e planejamento. Entre elas a extensão da beira rio no sentido Rio Branco e Dom Joaquim. O mau tempo das últimas semanas impediu o começo dos serviços na região do Jardim Maluche. Ali há algumas residências que serão afetadas e precisarão ser removidas. O processo está em fase de negociação com as Prefeitura.
Ele destaca que a Prefeitura está buscando agilizar a execução destas obras e cita como exemplo da Ponte Alois Petermann, no Rio Branco. O trabalho foi finalizado e a estrutura liberada para passagem de veículos recentemente.
“Era uma obra que tinha programação para ser terminada no mês de outubro e antecipamos para o final de setembro. Já está finalizada e repavimentamos toda a João Bianchini, que é uma rua importante de acesso ao bairro Rio Branco”, pontuou.
Esta semana, a equipe da Prefeitura fez uma reunião para finalizar outro recurso para investimento em obras. Este é internacional e será destinado à cidade através do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata), na casa de R$ 37 milhões.