Defesa Civil foi um dos assuntos do ciclo de palestras do governo
O Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira (13) o Ciclo de Palestras Estratégicas de Santa Catarina na cidade de Brusque. O evento, que é promovido pela Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado, reuniu cerca de 90 pessoas de entidades representativas de Brusque e região no auditório da Unifebe.
A primeira noite do evento abordou dois importantes temas: o Desenvolvimento Econômico e Sustentável e a Defesa Civil. Na abertura, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, Ewaldo Ristow Filho, destacou que as palestras realizadas em Brusque serão uma boa forma de aproximação da região com o governo. “Ao invés de as lideranças irem até o governo, o governo está vindo nas cidades para ouvir as necessidades e mostrar o que está sendo realizado em Santa Catarina. É um momento único para o público presente e esperamos que os próximos encontros possam gerar importantes discussões”, pontuou.
Também presente no evento, o secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Geraldo Althoff, da mesma forma ressaltou os resultados através de discussões e reflexões com a participação da população. “É um momento importante para o próprio Governo do Estado de nos aproximamos da sociedade, que muitas vezes traz soluções e alternativas para alguma necessidade. E nós viemos exatamente para isso: conversar e refletir com o público sobre melhorias em todos os níveis dos oito itens propostos para esse ciclo”, comentou.
Temáticas
O diretor de Desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Jean Carlo Vogel, fez a primeira palestra da noite e falou sobre os Centros de Inovação que serão implantados no Estado em 13 polos. "O processo que está sendo desenvolvido agora, paralelo às construções, é a capacitação, o desenvolvimento de softwares e como esses centros irão funcionar. Para isso, precisamos da tríplice hélice: das empresas, da academia e do governo", declarou.
Segundo o diretor da SDS, atualmente seis centros estão em construção no Estado, sendo dois com obras iniciadas e os demais em fase de projetos. Sobre o Centro de Brusque, Voguel esclareceu que em breve deverá ser dado andamento do projeto, após o retorno da viagem do secretário da pasta, Carlos Chiodini. “Ele e o governador deverão alinhar a decisão. Os recursos estão garantidos, o comitê está formado e passando por capacitações, assim como o processo de construção de software também está sendo desenvolvido”, completou.
Defesa Civil
A segunda parte do evento, sobre a Defesa Civil, foi ministrada pelo secretário Milton Hobus, que apresentou algumas obras em curso, como a barragem de Taió, projetos de mini barragens no Alto Vale e a barragem de Botuverá, que atualmente ainda aguarda a liberação de licenças ambientais.
“Esta obra é fundamental para a cidade e região de Brusque e irá auxiliar também Itajaí. Ela fará o trabalho de proteção, vai permitir que os municípios da região possam usar essa água de boa qualidade e também irá evitar a falta de água em alguns períodos, sem contar na geração de energia elétrica”, frisou.
Hobbus também falou sobre uma das principais missões da Defesa Civil do Estado, que é a de desenvolver um modelo de proteção civil em face dos grandes desastres com que Santa Catarina convive há décadas. “Pela primeira vez o Estado está enfrentando esse grande desafio, não só com obras estruturantes, como a barragem de Botuverá, mas também com outras ações, que é toda a preparação dos municípios catarinenses, da organização da Defesa Civil em cada cidade, da criação do centro de monitoramento e alerta. Tudo isso para que possamos, através do uso de tecnologias, dar informações preventivas para que a população tenha um sentimento de auto-proteção”.