Professores do Senai visitam Apae de Brusque
![](https://images.rc.fm.br/w_1600/h_800/arq_121314:noticias:928301:41ed4f1c45f400459fcf6d97b9049045.jpg)
Professores e coordenadores do Senai visitaram a Apae de Brusque na manhã desta quinta-feira (9) com o objetivo de avaliar a estrutura da entidade, especialmente as oficinas feitas pelos alunos, e ver de que forma é possível contribuir para o desenvolvimento de projetos em parceria entre as entidades.
A equipe da Apae expôs aos visitantes sobre as necessidades de equipamentos, ferramentas e matéria-prima para a produção de tapetes e papel reciclado, principais produtos das oficinas. Os materiais mencionados, como tintas específicas, fibras e máquinas, facilitariam o trabalho dos alunos.
“Vamos discutir o que vimos nesse encontro e retornaremos à associação com algumas ideias. Outra sugestão é para que sejam realizados intercâmbios entre os alunos do Senai e os da Apae de Brusque para que ambos os grupos conheçam os trabalhos desenvolvidos nas duas entidades. Essa visita de hoje nos ajuda a perceber que cada vez mais precisamos unir forças, estabelecer parcerias, para que seja bom para a sociedade e para o processo de educação como um todo”, afirma a coordenadora de educação do Senai Osmarilda dos Santos Valle.
Para a orientadora pedagógica da Apae, Anelyn Pinheiro, visitas como essa são muito significativas para novas parcerias e para que as pessoas conheçam e valorizem um pouco mais do trabalho que é realizado na Apae. “A partir do momento em que as pessoas visitam a entidade e tomam conhecimento do que os nossos alunos são capazes de fazer é que se valoriza a pessoa com deficiência. Ampliar os horizontes para eles é muito importante e o espaço do Senai pode ser uma nova possibilidade, assim como o mercado de trabalho também é. Que a sociedade também possa perceber que a pessoa com deficiência sabe produzir algo com qualidade, com beleza, por isso o processo de qualificação é tão importante, para que possamos tirar esse estereótipo e dar realmente o sentido da palavra inclusão”, ressalta.
Participaram da visita o professor de Eletricidade Paulo Cesar Rovaris, o coordenador dos cursos da área de metalmecânica Djon Carlos Comandolli, a coordenadora de apoio pedagógico Cintia Cardoso, o coordenador do Laboratório de Ensaios Químicos e Têxteis Adécio Gamba e a coordenadora dos cursos da área têxtil, do vestuário e da moda Natália Tarter Thomaz. Estiveram presentes ainda a secretária executiva da Apae Angela Mendes Suavi e a professora das oficinas de tapeçaria e papel reciclado Marilde Staack.