PRF vai desobstruir estradas bloqueadas por manifestantes

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta quinta-feira (11) que os bloqueios de estradas por manifestantes em todo o país serão desobstruídos por ações da PRF (Polícia Rodoviária Federal).
"Embora nós defendamos a liberdade de manifestação, ela é uma garantia constitucional, não podemos concordar com o bloqueio de estradas. Porque o bloqueio de estradas afeta a liberdade de ir e vir dos cidadãos como um todo", disse Cardozo.
Segundo ele, a PRF já está "dialogando" com os manifestantes para evitar transtornos no trânsito, "mostrando aos manifestantes que não é assim que se pode exercer assim o direito de manifestação".
Os protestos que mobilizam centrais sindicais e dezenas de movimentos sociais por todo o país já afetam pelo menos 21 rodovias em cinco Estados nesta manhã: São Paulo, Alagoas, Goiás, Bahia e Rio Grande do Sul. Há previsão de manifestações em todo o Brasil.
Várias categorias, como metalúrgicos, trabalhadores do transporte e da construção civil, professores, servidores públicos, entre outros, irão paralisar as atividades. A jornada de protestos, chamada Dia Nacional de Lutas, foi decidida em meio à onda de manifestações que se espalharam pelo país no mês de junho.
LDO