Unifebe participa da Bienal Brasileira
![](https://images.rc.fm.br/w_1600/h_800/arq_121314:noticias:930482:08279f8637eabf74c9a48c0f53da252c.jpg)
A Unifebe é uma das universidades participantes da Bienal Brasileira de Design, que acontece até o dia 12 de julho em Florianópolis. Com o tema "Deisgn para todos", o evento tem exposições, seminários, ações educativas e interativas e um circuito de ações paralelas que visam promover o reconhecimento do papel que o design representa para o desenvolvimento econômico e sustentável de Santa Catarina e do Brasil.
A participação da Unifebe é dentro do Salão Acafe de Design, promovido pelos cursos dessa área das universidades que integram a Associação Catarinense das Fundações Educacionais. A universidade brusquense é representada pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Moda com a exposição das manequins “Marias” e a distribuição de revistas Chimia.
Maria
Com formas femininas, Maria chama atenção por fugir do comum. Coberta de orquídeas, a intervenção artística de design foi idealizada pelo arquiteto e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifebe Marcelius Oliveira de Aguiar. O manequim foi planejado como uma maneira diferente de utilizar espaços onde a ecologia e a criatividade se fundissem em um mesmo projeto.
“Minha ideia foi dar vida novamente àquela manequim. Eu sempre quis que se tornasse uma peça decorativa, mas com um toque vivo. Por isso temos uma luminária na cabeça, mas junto com as orquídeas. O paisagismo está sempre muito presente em uma obra arquitetônica, quis mesclar as duas coisas”, conta.
O curso de Design de Moda entrou com o desenho e a produção da veste do manequim. “Usamos a técnica da moulage para fazer a roupa, casamos com a ideia das flores. O tecido foi feito em forma de pétalas de rosa com pérolas para enriquecer o trabalho. A tonalidade é discreta para ressaltar a manequim”, explica a coordenadora Edinéia Pereira da Silva Betta.
“O resultado é uma peça de design. Inclusive, já tivemos uma encomenda para uma residência. Ficamos muito satisfeitos com o resultado. O objetivo da arquitetura e arte é impactar, mudar um pouco das características que a gente vê”, conta Aguiar. A revista Chimia é produzida pelos acadêmicos do curso de Design Gráfico.
Protótipo
Antes de ir para a Bienal Brasileira de Design, o projeto ganhou um protótipo batizado de “Homem Horta” no pátio do bloco C, campus Santa Terezinha. Nele, a horta vertical, normalmente plantada em garrafas pet, foi feita em um manequim.
“A mudança chamou a atenção do público e fez com que as pessoas saíssem da sua zona de conforto e aguçassem a percepção sobre a presença do design e a ecologia no mundo de hoje. Mesmo que o bloco já apresenta sinais de ecologia e sustentabilidade pela presença de árvores, esse choque visual faz com que a proposta do projeto se concretize promovendo o reconhecimento do importante papel que o design e a ecologia visam na atualidade”, explica Aguiar.
Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo Nathany Pulzatto e Matheus Xavier auxiliaram na elaboração do protótipo.
Salão Acafe
Univali - campus Florianópolis
Rodovia SC 401, nº 5.025.