Saiba como identificar recenseador do IBGE que chega na sua casa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segue com a realização do Censo Demográfico 2022. Por conta disso, algumas preocupações têm tomado conta das pessoas na hora de receber os profissionais para a coleta de dados.
Esse foi o tema da entrevista desta segunda-feira (196) n programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade FM. O coordenador do Censo na região de Brusque, Jonathan Bernardi, explicou como cada recenseador pode ser identificado na hora da abordagem.
Ao chegar na residência ou local da coleta, o recenseador estará municiado de crachá, colete e uma pequena bolsa na qual constam a foto, a identificação do Censo Demográfico 2022, número da matrícula e um QRcode para que se possa atestar as informações direto com o IBGE.
Bernardi esclarece que o IBGE não faz pesquisa eleitoral e nem coleta dados como impressão digital das pessoas. É que, recentemente, circulou áudio em grupos de WhatsApp em que uma pessoa afirmava que um recenseador pedira que ela passasse a digital para validar as informações. Isso não procede.
“O IBGE pergunta sobre as pessoas, sobre os domicílios e modo de vida das pessoas. Mas não vai perguntar intenção de voto em candidato A ou B. O IBGE não trabalha com pesquisa política”, pontuou ele.
O Censo Demográfico 2022 tem prazo para ser realizado até o final do ano. Diariamente, as equipes do órgão saem pelas cidades da região, batendo de porta em porta para coletar os dados.