Número de vítimas de fraude aumenta no Brasil

Abril de 2015 registrou, no Brasil, 162.854 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. A informação é do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor. O número representa uma tentativa de fraude a cada 15,9 segundos no país.
Em relação a abril de 2014, houve aumento de 4,0%. Em relação a março de 2015, quando o indicador apontou 183.111 tentativas de fraude, houve queda de 11,1%. De acordo com economistas da Serasa Experian, o aumento anual das tentativas de fraudes contra o consumidor mostra que os fraudadores estão intensificando suas ações, tentando tirar o maior proveito em meio à retração dos consumidores perante o quadro conjuntural econômico mais adverso: inflação alta, juros em ascensão, queda nas vendas a prazo e elevação do desemprego.
A popularização da internet é um dos fatores que contribui para o aumento no número de tentativas de fraudes. O cadastramento em sites de e-commerce não idôneos, promoções falsas que exigem informações pessoais do usuário, além da solicitação de adesões para campanhas teoricamente sérias ou com apelo forte nas redes sociais são a porta de entrada para o fraudador conseguir os dados de suas próximas vítimas.
Em abril, telefonia respondeu por 68.742 registros, totalizando 42,2% do total de tentativas de fraude realizadas, aumento em relação aos 36,5% registrados pelo setor no mesmo mês de 2014. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 45.790 registros, equivalente a 28,1% do total. O setor bancário foi o terceiro do ranking, com 33.653 tentativas, 20,7% do total. O segmento varejo teve 12.265 tentativas de fraude, registrando 7,5% das investidas contra o consumidor em abril de 2015.
Você corre o risco de sofrer fraude?
Você rasga notas, recibos ou outros documentos que tenham o número de seu CPF antes de jogá-los no lixo? Quando seu cartão de crédito passa para as mãos do vendedor, em uma loja, você o mantém em seu campo de visão ou se distrai olhando outras coisas? Pequenas atitudes aumentam consideravelmente as chances de o consumidor não ser vítima de fraude de identidade. Para alertar os brasileiros, a Serasa Experian desenvolveu um teste para o consumidor descobrir se está contribuindo ou não para facilitar a vida dos criminosos que praticam fraude de identidade. Para descobrir, acesse o teste no link http://www.serasaconsumidor.com.br e faça o teste.