O prefeito interino de Brusque Roberto Pedro Prudêncio Neto reuniu a imprensa para uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (28). O encontro foi no salão nobre da prefeitura. Na oportunidade, juntamente com o secretário de Obras Miguel Comandolli Júnior e o responsável pelo Departamento Geral de Infraestrutura Aurélio Tormena, ele fez uma explanação sobre o andamento de obras do PAC e do Orçamento Participativo.
Com farto material fotográfico, a administração municipal fez um relato das obras e apontou que algumas delas já estavam paradas na gestão anterior. Algumas apresentavam falhas de projeto e precisaram de ajustes e outras dependem da boa vontade do Governo Federal na liberação dos recursos. No entanto, para o prefeito em exercício, as obras seguem “a todo vapor”.
Prudêncio disse que as obras que dependem de recursos federais, como as do PAC, enfrentam uma burocracia muito grande para a liberação de recursos. Ele até citou que a administração anterior e os vereadores de oposição deveriam auxiliar, mostrando a situação dos projetos, mas nada fizeram, demandando um tempo maior de sua equipe para executar as obras que vinham sendo realizadas.
Na coletiva também foi apontado que as as empresas que ganharam licitações para obras em escolas e postos de saúde, em alguns casos, estavam realizando um péssimo trabalho e as licitações foram suspensas. Fotos apontam que elas pulavam etapas de execução, buscando desta forma benefícios nas medições para o devido pagamento. Em algumas obras, segundo Aurélio Tormena, estava sendo mantido apenas um trabalhador, arrastando ela por meses. Agora, a Secretaria de Obras concentrou as forças em uma determinada obra, por isso já foi possível concluir quatro salas em estabelecimentos de ensino nos bairros.
Quanto à UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) que está em construção no Bairro Santa Terezinha, 85% da obra está finalizada, mas Prudêncio não confirmou se estará pronta para o mês de agosto, como está sendo aguardado pela população e já havia sido anunciado. Sobre a usina de asfalto, ela passa por manutenção de rotina e deverá voltar a funcionar a partir da próxima semana.
Ao final da coletiva, o prefeito cedeu a palavra ao líder do governo na Câmara, vereador Alessandro André Simas (PR) que, entre outras colocações, afirmou que só será possível avaliar o governo de Roberto Prudêncio ao final de seu mandato, quando poderá comprovar o que ele fez em um ano e seis meses em comparação com o que foi feito pela administração anterior em seis anos.