Vigilância Epidemiológica confirma leptospirose em Brusque
A Coordenação de Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde confirmou na manhã de hoje (11) a ocorrência de um caso de leptospirose em Brusque. A pessoa infectada reside no bairro Nova Brasília
Em Santa Catarina já foram notificados 373 casos suspeitos, sendo que 276 estão em análise, 21 foram confirmados e 76 foram descartados. Os casos foram confirmados em Brusque (1), Tijucas (1), São João Batista (1), Itajaí (5), Guabiruba (2), Joinville (2), Camboriú (2), São José (1), Guaramirim (1), Gaspar (1), Navegantes (1), Palhoça (1), Timbó (1) e São Francisco do Sul (1).
Um caso suspeito é confirmado quando o resultado do exame de laboratório se apresentar como reagente para leptospirose, e de acordo com a evolução clinica do indivíduo.
O período de incubação da leptospirose, que é transmitida por roedores domésticos, vai de 1 a 30 dias após o contato com o agente infeccioso, e os sintomas variam desde febre alta, dor de cabeça e dores musculares, até quadros mais graves, podendo ocorrer icterícia (coloração amarelada em pele e mucosas), insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas que podem levar à morte.



