Um grande público prestigiou na noite desta segunda-feira (25) o 5º Desfile das Costureiras, evento criado pelo Sintrivest (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba) e promovido desde 2010 como forma de valorizar profissionais que contribuem para fazer de Brusque a “Capital da Pronta Entrega”. A empolgação tomou conta de familiares e amigos das modelos que desfilaram pela passarela do Clube Santos Dumont.
O evento foi viabilizado através da parceria com o Sindicato Patronal das Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sindivest) e apoio do Centro Universitário de Brusque (Unifebe). O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) também participaram do projeto que teve ainda exposições dos alunos de Design de Moda, do curso Tecnologia de Produção Têxtil e de Arquitetura da Unifebe.
Os acadêmicos do curso de Design de Moda da Unifebe e do Senai foram os responsáveis pela criação de 35 looks apresentados no desfile, o que também se constitui uma forma de aproximar os estudantes do mercado de trabalho e da realidade do setor.
A presidente do Sintrivest, Marli Leandro, destaca que o objetivo do Desfile das Costureiras é valorizar estas profissionais que são fundamentais para a cadeia de produção têxtil, e demonstrar que a costura é um trabalho criativo e de grande importância para a economia de Brusque e região. “A função do Sintrivest é valorizar estas trabalhadoras que são protagonistas do cenário econômico na nossa região. Ainda que as máquinas estejam cada vez mais modernas, a costura em si, continua sendo um trabalho que exige muito cuidado, atenção aos detalhes, agilidade, soluções criativas diárias e talento destes profissionais”, disse a presidente do sindicato.