Anote na sua agenda. Para você que é fã das festas de igreja, a maior do Vale do Itajaí está para começar. É a Festa de São Pedro Apóstolo, realizada há 163 anos na cidade de Gaspar. Mas, espere um pouco: a cidade de Gaspar não tem só 79 anos? Sim, tem. Mas acontece que os festejos eram realizados naquela região, antes mesmo de a cidade ser fundada.
Quem explica isso é o frei Germano Guesser, pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, e um dos principais organizadores do evento. Essa festa é muito grande e já marcou muito essa região. O município de Gaspar não tem nem 80 anos. A paróquia tem menos de 163 anos. E a festa é mais velha de que a paróquia e o município. O povo, antes de conseguir a paróquia, já fazia a festa para o padroeiro São Pedro Apóstolo. Gaspar se chamava freguesia de São Pedro, né?, explica ele.
Segundo o religioso, a festa começara no dia 22, sábado à noite, com a missa dos festeiros. Domingo à noite, às 19h, tem a missa com todos os trabalhadores da festa e voluntários. Na quarta-feira à noite já tem a macarronada, um tradicional rodízio de macarrão.
Quinta, sexta e sábado acontece o nosso tríduo de preparação à festa religiosa. Também na quinta, no salão Cristo Rei, acontece o rodízio de sopa, fogueira e a dança da quadrilha. E na sexta, sábado e domingo, no pátio do salão Cristo Rei, o churrasco, o super tradicional pastel, muito procurado na festa de São Pedro, roda da fortuna, banda ao vivo, entre outros atrativos como pinhão, cuca e bolo. São muitas opções. Afinal de contas, são 163 anos fazendo esta festa, afirma o pároco, em entrevista à Rádio Cidade.
E ele aproveita e reforça o convite para toda a população brusquense, guabirubense e botuveraense e demais cidades da região. Confira na imagem abaixo a programação completa da 163ª Festa de São Pedro Apóstolo.




