Atividades na Praça da Cidadania marcam Dia da Luta Antimanicomial
![](https://images.rc.fm.br/w_1600/h_800/arq_121314:noticias:933996:1002c92a29eb39488348eaeb72f6d164.jpg)
O movimento da luta antimanicomial em Brusque será marcado por uma série de ações promovidas pelo Centro de Atenção Psicossocial na Praça da Cidadania. As atividades acontecem durante todo o dia de hoje, quando diversas entidades de todo o país se mobilizam pela causa a fim de conscientizar a população sobre o tratamento das pessoas com sofrimento mental.
A coordenadora dos trabalhos, Inajá Gonçalves de Araújo, explica que a programação reflete atividades que já fazem parte desta nova forma de cuidar e tratar dos pacientes. “O dia contará com a participação de profissionais, pacientes, familiares e toda a comunidade está convidada para participar. Não é necessário inscrição, o evento é gratuito”, acrescenta.
Inajá explica que o dia 18 de maio se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. “O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que, como todo cidadão, essas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isso tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos”, completa.
Por essa razão, o movimento tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas. “Essa substituição implica na implantação de uma ampla rede de atenção em saúde mental, que deve ser aberta e competente para oferecer atendimento aos problemas de saúde mental da população de todas as faixas etárias e apoio às famílias, promovendo autonomia, descronificação e desinstitucionalização”, finaliza.
Data
O Dia da Luta Antimanicomial comemora a mudança no modelo de atendimento ao portador de sofrimento psíquico. A nova proposta teve como objetivo evitar as internações psiquiátricas desnecessárias e também trouxe uma maior reflexão aos profissionais da saúde perante o portador de sofrimento psíquico, cujos casos são atendidos por meio do CAPS.
O local conta com uma equipe interdisciplinar formada por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outros profissionais de saúde que buscam a recuperação dos usuários com a maior inclusão social possível. Para mais informações, entre em contato com o CAPS pelo telefone 3396 8182.
Programação
As atividades iniciaram às 9h de hoje e seguem à tarde. Confira a programação:
14 horas
Apresentação de teatro - Equipe CAPS II
Atividade de relaxamento de alongamento orientada pela educadora física Jaqueline, do CAPS II
Apresentação do filme - Bicho de sete cabeças.
15 horas
Atividade de Macramê orientada pelo professor Afrânio
Bate papo sobre a luta antimanicomial orientado pela equipe CAPS - See more at: http://www.brusque.sc.gov.br/web/noticia.php?id=11726|atividades-na-praca-da-cidadania-marcam-dia-da-luta-antimanicomial#sthash.UzpFU0ES.dpuf