A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Guabiruba foi tranquila na noite desta terça-feira (5). Na pauta, nenhum projeto do Legislativo ou até mesmo do Executivo. Apenas o vereador Valdeci Gomes Ferreira (PDT) apresentou três indicações direcionadas à secretaria de Obras.
No mais, a tônica dos discursos na palavra aberta foi o Plano de Mobilidade Urbana, apresentado na semana passada pela prefeitura, e a festa da padroeira, ocorrida no mês de maio, e que mobilizou a comunidade guabirubense.
A primeira indicação do vereador Valdeci solicita a substituição das luminárias da rede de energia por outras mais potentes nas ruas Lorena e Alsácia. A segunda solicita a instalação de placas de sinalização em uma das margens da Rua Júlio Schaefer, nas imediações da Escola Vadislau Schmidt, atendendo pedido da direção do estabelecimento e apontando que no local é proibido estacionar. A terceira e última indicação solicita o conserto de tubulação e a abertura das valas à margem da Rua Pomerânia.
Os vereadores, em sua maioria, usaram a tribuna para enaltecer a participação da comunidade na festa da padroeira, alguns deles com atuação direta no evento, como foi o caso dos vereadores Cristiano Kormann (PP) e Waldemiro Dalbosco (PP). Outros temas foram abordados, em especial sobre a Festa da Integração, que ocorrerá nos próximos dias, e o Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo.
O presidente da Câmara, Felipe Eilert dos Santos (PT), usou a tribuna para cobrar um melhor atendimento à comunidade por parte do Banco do Brasil, que segundo afirmou, tem deixado a desejar em vários aspectos. Ele também abordou um tema que permeou os discursos dos vereadores Valdeci e Waldemiro, que trata do Plano de Mobilidade Urbana.
Valdeci chegou a fotografar trechos de vias em que o trânsito de veículos está complicado e que, aliado ao estacionamento desordenado, acaba se tornando perigoso. Waldemiro falou sobre o descontentamento de alguns com as mudanças que serão implementadas, mas ressaltou a importância do projeto para a área central. Já o vereador Felipe falou da expectativa para que o projeto seja piloto e posteriormente venha a ser ampliado para regiões centrais de outros bairros.