Seguindo um processo já iniciado pelo Procon estadual, o órgão de defesa do consumidor de Brusque está se organizando para exigir que as empresas telefônicas Oi, Claro, Tim e Vivo cumpram os serviços contratados para uso de internet móvel. De acordo com os contratos, depois da utilização dos créditos deveria haver apenas redução na velocidade da internet, porém, as operadoras estão cortando completamente o acesso à rede de dados.
O diretor do Procon de Brusque, Anderson Merlo, informou que o Procon estadual, com apoio do Ministério Público de Santa Catarina, ajuizou uma ação civil pública contra as operadoras e deu um prazo para que elas se manifestem. Com base nestas informações, os órgãos de defesa do consumidor também deverão acionar as operadoras de forma individual.
Merlo explica que apenas um consumidor de Brusque procurou o órgão para formalizar uma reclamação, mas alertou que todos aqueles que se sintam prejudicados devem procurar o Procon para fortalecer as futuras ações. Ele citou como exemplo o uso do Whatsapp, que antes podia ser usado livremente e agora passou a contar como tráfego de dados, fazendo com que a internet seja bloqueada rapidamente.
O diretor afirma que todas as reclamações registradas nos Procons locais serão repassadas para o órgão estadual e para a Anatel a fim de impedir que as operadoras alterem o contrato inicial de forma indevida.