Um grande número de alunos dos três períodos da Escola Padre Lux, localizada no Bairro Azambuja, promoveu protestos nas ruas daquela região na manhã desta quarta-feira (8). Empunhando cartazes, eles se manifestaram em prol dos professores da rede estadual de ensino e, segundo afirmaram, agiram por conta própria, uma vez que os profissionais da educação de Santa Catarina estão sendo pressionados e não participam destes movimentos.
O protesto seguiu em determinado momento pela Rua Azambuja e chegou a paralisar o trânsito de veículos por alguns minutos, mas a Polícia Militar foi acionada, determinando que os alunos seguissem pela calçada, permitindo o fluxo normal dos carros. Eles se concentraram, então, em frente a escola e por lá permaneceram até por volta das 10h30min.
Os alunos, que não indicaram lideranças, disseram que além de protestar em favor da classe dos professores, ainda pedem melhorias na estrutura física daquele estabelecimento de ensino. Eles prometeram somar esforços com os alunos da Escola Dom João Becker, nesta quinta-feira (9), e continuar chamando a atenção da comunidade para os problemas que afetam os alunos da rede estadual de ensino.