Conselho Municipal elege novos membros
O Conselho Municipal de Saúde elegeu na noite de ontem (15) os membros para a gestão 2009/2011. O grupo é formado por 20 pessoas e tem como missão fiscalizar a gestão dos recursos públicos, além de propor soluções para atacar os problemas no setor de saúde do município. Foram escolhidos 17 nomes efetivos e 17 suplentes, entre representantes de entidades civis.
Outros seis - três titulares e três suplentes - serão indicados pelo Poder Executivo. Na semana todos serão empossados, ocasião em que também será feita a escolha da nova presidência. A atual presidente do Conselho, Sueli Faria Lauritzen, acredita que os novos conselheiros serão mais atuantes dentro do próprio Conselho. "Pela presença maciça de pessoas que tivemos aqui hoje, mostra que a sociedade está mais preocupada com as questões no setor."
O sindicalista Julio Gevaerd, que foi um dos reeleitos para continuar como membro do conselho, falou sobre a situação levantada pelo Conselho em relação à administração municipal ter deixado de aplicar cerca de R$ 5 milhões na saúde nos últimos dois anos, contrariando o que determina a Constituição Federal.
"É um descaso da administração que ora se encerra para com a população brusquense. Cinco milhões de reais é muito dinheiro", comentou ele, informando que o Conselho Municipal já encaminhou representações junto ao Ministério Público e ao da Saúde.
Os 17 integrantes que assumem as cadeiras no Conselho Municipal de Saúde são Maria Roseli Beuting, Sueli Faria Lauritzen, Volnei Eloir Ferreira, Ronilde Primon Cardozo, Fabrício Luiz Rubick, Maria Salomé Archer Wanderlei, Julio Atanásio Gevaerd, Ilário Borchardt, Izaís Joaquim Gonzaga, Maria da Glória Almeida, Edemar Fischer, Helena Dias, Marcos André Maestri, Charles Albani Dadam, Klaus Hund da Costa Pereira, Getúlio de Almeida e João Carlos Habitzreuter.



