A Rádio Cidade entrevistou na manhã desta sexta-feira (5) o senhor José Francisco Hoffmann, morador do bairro Ponta Russa. Ele tem 104 anos de idade e mora junto com um dos filhos, Paulo. Além da idade, seu José também esbanja saúde e gosta de receber visitas para contar suas histórias.
Nascido em Nova Trento, seu José teve 12 filhos e já perdeu as contas de quantos netos e bisnetos tem. Todos os filhos estão vivos, o mais velho com 78 anos e o mais novo com 53. E se tem uma coisa que José não gosta é de mentira: “Ela tem umas pernas bem curtas, e logo logo alguém descobre”.
Ao lembrar de toda a vivência que teve, seu José lembra de quando trabalhava em Nova Trento, plantando fumo. Todos os 12 filhos ajudaram ele no trabalho da roça. Porém, antes do trabalho, a obrigação dele com os filhos era de ir para a igreja. O próprio filho, Paulo, confirma que não dava para fugir de nenhum dos compromissos.
Seu José também fumou bastante, dos 12 aos 100 anos. O motivo de parar com o vício foi a morte de um genro, o que o preocupou. Porém, a saúde de seu José aos 104 anos é tanta que ele não toma nenhum tipo de remédio, somente água e café.
Durante a entrevista, seu José também afirmou que faz um bom tempo que não participa das eleições votando. Justamente pelo fato de que não gosta de mentiras. A festa fica completa para ele quando recebe visitas e pode conversar e contar suas histórias. Ele brinca com a presença dos 12 filhos, pois todos são bonitos e bastante valentes.




