Alvo de muita polêmica sobre seu estado de conservação e o abandono como ponto turístico, o avião localizado no Parque Leopoldo Moritz (Caixa d’Água) começou a ser revitalizado neste sábado (29). A informação foi divulgada pelo coordenador da Secretaria Municipal de Turismo, Ademir Moraes, em uma rede social.
Segundo Ademir, o trabalho de revitalização envolve uma parceria entre a Prefeitura e a rede de lojas de departamentos Havan. O trabalho será de reforma de toda a estrutura, com logotipo alusivo aos Estados Unidos, motor, cabine e espaço interno para que o visitante sinta-se dentro de um avião de verdade.
O modelo do avião é um North American T-6D, utilizado pelas Força Aérea americana (Estados Unidos) a partir da Segunda Guerra Mundial. O modelo tem servido para instrução de pilotagem.
O avião havia passado por um processo de revitalização que foi entregue em 2014, juntamente com outras ações no parque que custaram R$ 300 mil. O dinheiro era oriundo de verba parlamentar federal, conforme noticiou à época a Prefeitura. Desde então, a estrutura, que já havia ficado abandonada nos anos anteriores, tem enfrentado a falta de cuidados e manutenção.




