Saúde expande Atenção Primária na SDR Brusque
A Gerência de Saúde da Secretaria Regional em Brusque participou na manhã desta quinta-feira (25), no auditório da Associação Educacional do Vale do Itajaí-mirim (Assevim), juntamente com profissionais de Saúde de Guabiruba, Brusque e Botuverá, de um curso para expansão na região do Programa Nacional de Telessaúde. De acordo com a gerente Crespa Webster, dos oito municípios da SDR Brusque, cinco estão participando ativamente do programa.
Desses cinco, Brusque, Botuverá e Nova Trento participam apenas do Telessaúde, onde palestras técnicas são oferecidas em webconferências para orientar e interagir diretamente com os profissionais de Saúde da Família que tenham dúvidas sobre determinados temas, relacionados à atenção primária à saúde.
Os outros dois, São João Batista e Tijucas, são pioneiros na região e os únicos que operam o Telemedicina, programa capaz de oferecer o intercâmbio de eletrocardiogramas entre as unidades de saúde e os hospitais, sempre on line. Guabiruba será a próxima cidade a aderir ao programa, restando ainda Canelinha e Major Gercino para que toda a Regional seja usuária deste moderno processo de atenção primária à Saúde.
"O ponto chave para manter o acesso aos benefícios oferecidos, vai depender da participação de cada município", esclarece a gerente Crespa Webster.
O Projeto Nacional de Telessaúde é uma ação do ministério da Saúde, em parceria com o ministério da Ciência e Tecnologia, que tem como proposta a qualificação das equipes de Saúde da Família em todo País. Para isso está integrando essas equipes a centros universitários de referência, difundindo conhecimentos e melhorando a qualidade do atendimento.
Os temas prioritários do Programa Nacional de Telessaúde são saúde da mulher, saúde bucal, saúde materno-infantil, saúde mental, doenças respiratórias prevenção de doenças cardiovasculares, diagnóstico em oftalmologia, hanseníase e telemedicina. Qualquer dúvida sobre outras áreas também podem ser sanadas pelos técnicos via webconferências nas áreas de medicina, enfermagem e odontologia,
Todas as prefeituras cadastradas no programa recebem, gratuitamente, um conjunto de equipamentos para que os técnicos participem das webconferências. De 3 de outubro a 15 de dezembro haverá um treinamento on line sobre hipertensão e diabetes. Os técnicos das prefeituras cadastradas que desejarem participar, devem fazer a inscrição no endereço eletrônico http://www.telemedicina.ufsc.br/telessaude.


