Em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (17), o plano de atendimento de oncologia para o Hospital de Azambuja foi apresentado. E a novidade é de que o hospital brusquense será um braço cirúrgico para oncologia do Hospital Santo Antônio, de Blumenau.
Ou seja, de acordo com o encaminhamento do hospital blumenauense é que as cirurgias oncológicas aparecerão no Azambuja. Todo o início de encaminhamento da cirurgia e também o tratamento pós-operatório serão feitos em Blumenau. Essa foi a explicação repassada pelo superintendente da Secretaria do Estado da Saúde, Adriano Carlos Ribeiro.
O processo para a construção do plano iniciou em 2014, e o pedido de portaria para o Ministério da Saúde será encaminhado. Após isso, serão feitas vistorias para que então o processo de credenciamento do Azambuja como braço cirúrgico aconteça no Ministério da Saúde.
Não existe um prazo para que o credenciamento aconteça. Tudo isso depende do trabalho das forças políticas. Segundo o administrador do Hospital Azambuja, Fabiano Amorim, mesmo sem o credenciamento, o hospital já faz cirurgias oncológicas vez ou outra. A maioria são particulares, porém, em casos de necessidade já foram realizadas cirurgias través do SUS. Procedimentos que não podem ter valores repassados, pela falta do credenciamento.
Essas cirurgias mostram que a casa hospitalar está apta a praticar tal serviço, até mesmo por conta do corpo clínico reunido e capacitado para os procedimentos. Toda a documentação do hospital já está pronta para realizar o credenciamento da oncologia.
A partir de agora, a grande missão é ir até Brasília (DF), com representantes do hospital, das secretarias de saúde da região e também do Estado com o pedido de aceleração da portaria em mãos. Não só as cidades da região serão beneficiadas, mas toda uma demanda reprimida de regiões como o Vale do Itajaí e também o Vale do Rio Tijucas.



