Uma unidade do Corpo de Bombeiros de Brusque foi acionada na manhã deste sábado (14), por volta das 7h, para atender uma ocorrência de captura de uma cobra Jararacuçu. Venenosa, a cobra já tinha picado dois cães da família e estava em uma garagem de uma residência no bairro Dom Joaquim.
Após ser capturada, a Jararacuçu foi solta em seu habitat natural, e os cachorros deixados na Clínica Veterinária para cuidados. Para realizar esse tipo de serviço, além de ter as técnicas necessárias também é preciso ter equipamentos de segurança, portanto é sempre importante acionar de imediato o Corpo de Bombeiros.
A JARARACUÇU
Se você pensa em fazer uma lista das cobras mais perigosas e as que você deve temer de verdade, a cobra Jararacuçu é uma das que deve encabeçar o topo das suas anotações. Altamente venenosa, sua beleza não deixa de assustar ao saber que esta cobra pode matar um homem adulto com a mesma facilidade que uma facada ou uma bala o faria. Seu nome mais conhecido é Jararaca, uma cobra que vive em ambiente nacional.
A Jararacuçu é uma das cobras brasileiras mais perigosas. Conhecida também por forte, pode comer até um boi inteiro e uma vaca, já sendo encontrada devorando capivaras e outros animais de grande porte para uma vaca. Mas não é por poder comer uma vaca que ela se alimenta deste animal sempre. Pode ser encontrada também se alimentando de roedores, alimento comuns aos répteis desta espécime.
O veneno da cobra Jararacuçu é um dos mais venenosos encontrados entre as cobras brasileiras. Sua cura pode ser obtida com o soro, já produzido e encontrado em hospitais nacionais.