CDL realiza curso de Análise, Crédito e Cobrança

Encerrou na noite desta quarta-feira (29), o curso de Análise, Crédito e Cobrança de Devedores e Inadimplentes, ministrado pelo instrutor Carlos Alberto Dias Serpa e realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque. Com duração de nove horas, a formação reuniu 24 profissionais que estão envolvidos, direta ou indiretamente, com o setor financeiro das empresas. O objetivo era apresentar procedimentos de concessão de crédito, cobrança e corrigir os erros habituais, aumentando a arrecadação de dinheiro e dando um tom profissional à atividade de cobrança.
“Estamos atravessando um momento difícil pela questão econômica e pelo alto índice de inadimplência. As empresas têm que faturar, mas muito do seu dinheiro está fora, por produtos ou serviços que vendeu e não recebeu. Temos agora o saque do FGTS das contas inativas e este é um estímulo para quem está devendo”, afirma o instrutor Carlos Alberto Dias Serpa.
Segundo ele, além da cobrança, é importante profissionalizar o setor de análise de crédito. Mais do que cobrar adequadamente dos devedores, o curso ensinou a adotar critérios na concessão de crédito: uma análise minuciosa que evita o aumento da inadimplência.
“Aqui na CDL Brusque existe esta ferramenta de análise de crédito, através das consultas ao SPC e Serasa. Também é possível desenvolver outros mecanismos, mas as principais ferramentas contra a inadimplência são decisões internas e critérios específicos que a empresa adota na hora de decidir para quem vale à pena conceder o credito”, acrescenta Serpa.
De acordo com o instrutor, verificar a renda da família ou o quanto do salário já está comprometido por dívidas é uma destas ferramentas, assim como solicitar um avalista para o fechamento do negócio.
“A inadimplência aumentou nos últimos quatro anos, embora neste momento esteja estabilizada. Segundo informações do Serasa, mais de 60 milhões de brasileiros estão endividados. Isso sem falar das empresas que não passam para o registro. Então o número é ainda maior”, adverte.
Para Serpa, a melhor maneira de diminuir o número de devedores é apostar na capacitação da equipe de análise de crédito e cobrança. “Boa parte das empresas não tem uma pessoa especifica na área de cobrança. Então, se cobra quando sobra tempo. Estudos mostram que quanto mais tempo se demora a pagar, menor fica a possibilidade de receber. Logo, empresas que têm profissionais treinados, qualificados, que participam de cursos, vão ter mais chance de receber os pagamentos em atraso”, enfatiza.


