Domingo dedicado às missas
A manhã deste domingo (10) no Vaticano esteve livre para os cardeais celebrarem missa onde desejarem. Isso porque é dia dedicado à oração e a participação da comunidade cristã ao conclave. Muitos celebraram nas paroquias de Roma, onde são Titulares. Para saber como está os fiéis na expectativa para o conclave, o jornalismo da Rádio Cidade acompanhou duas freiras, irmã Jeanne dArc El Kousseifi e irmã Nada Hani.
As duas se deslocavam ao colégio Libanês em Roma, onde o cardeal Bechara Boutros Hai, o patriarca católico Maronita, de Beirute (Líbano), rezou uma missa para as principais autoridades de seu país. Entre elas o diplomata do Líbano e sua família. O cardeal é um dos que participarão do conclave.
Sobre a expectativa do conclave e diante um conterrâneo dela poder virar papa, a irmã disse que está torcendo pelo cardeal, mas espera que seja a vontade do Espírito Santo.
A Rádio Cidade teve acesso ao cardeal no momento do encontro das autoridades. Porém, o Vaticano determinou que nenhum dos que fazem parte do grupo que fará a escolha do novo papa se manifeste à imprensa por ora.
Irmã Hani diz que foi um dos momentos mais especiais e ficou feliz pela Rádio Cidade de Brusque registrar esse encontro tão importante.
Ao retornar ao Vaticano, a Praça São Pedro estava com um grande número de pessoas que aguardavam para entrar na basílica. Segundo Marina Tomarro, da Espanha, umas das expectativas da igreja na escolha do novo papa é que possa ele trazer um novo espírito para a comunidade católica mundial. Um espírito que possa iluminar.
Os cardeais irão para o Domus Santa Marta na manhã de segunda-feira (11), a partir das 7h. Eles irão ficar alojados durante o período do conclave. Ainda na segunda, antes de se deslocaram à Basílica de São Pedro, a fim de iniciar as reuniões, às 17h30min ocorrerá, na Capela Paulina, o juramento do pessoal auxiliar. Eles prometerão manter o segredo de tudo o que ali se passar. Na manhã de terça (12), precedendo o conclave, que inicia no período da tarde, haverá uma reunião entre os cardeais.
Na terça, primeiro dia do conclave, os cardeais sairão de Santa Marta às 15h45min, em sentido à Capela Paulina. Às 16h30min haverá uma procissão até a Capela Sistina, onde, às 16h45min, prestam juramento e a porta será cerrada. Nos outros dias, de forma geral, pequeno almoço entre 6h30min e 7h30min. Às 7h45min será a transferência à Capela Paulina, onde celebrarão a missa entre 8h15min e 9h15min e, depois, vão à Capela Sistina.
O Conexão Vaticano tem o patrocínio de Brusque Convention & Visitor Bureau, Fine Collection, Cadore Malhas, Iberall Viagens e Turismo, Rio Vivo Ambiental e Master Shopping Atacadista.


