Biblioteca pública pede devolução de livros
A direção da Biblioteca Pública Ary Cabral, em Brusque, não consegue se livrar de um problema bastante comum a praticamente todas as bibliotecas: a grande quantidade de livros que são tomados por empréstimo e acabam não retornando ao acervo. No ano passado, 35 exemplares saíram e ainda não foram devolvidos. Somente de janeiro a junho deste ano, 25 deles permanecem fora. Isso equivale a mais de 70% de todo o volume detectado em 2007.
A continuar nesse ritmo, até dezembro é possível que mais de 450 livros desapareçam das prateleiras. De acordo com a auxiliar da Biblioteca, Cristina Aparecida Estradioto Machado, o motivo de tão alta incidência se deve, muitas vezes, ao esquecimento das pessoas. Ela explica que isso prejudica pessoas que vão até a Biblioteca em busca de exemplares. "A não devolução no prazo estabelecido priva outras pessoas de estar lendo os livros. Às vezes têm trabalhos em cima desses exemplares e a falta dos livros dificulta", comenta Cristina.
Procurando sensibilizar as pessoas para a devolução dos livros, a Biblioteca realiza algumas ações. Além de telefonemas avisando sobre o atraso, memorandos são enviados às pessoas na tentativa de que os livros retornem ao acervo. No mês de outubro acontece a Semana do Perdão, em que se pode fazer a devolução sem pagar multa, ou mesmo doar outro livro para cobrir a ausência do exemplar não devolvido.



