Desocupados em espaço público
A política social que rege a linha editorial do Jornalismo da Rádio Cidade, continua flagrando situações em que a sociedade brusquense encontra um desequilíbrio perigoso. São momentos que deveriam receber uma atenção especial dos órgãos públicos responsáveis pela administração da cidade, nos mais diferentes setores, mas que não são encarados com a devida seriedade. É o caso dos desocupados, por exemplo, que ocupam espaços públicos abandonados.
Nesta reportagem, o foco é para as várias pessoas que há anos se utilizam do abandono da praça Gilberto Colzani, frente ao Terminal Urbano, para formar grupos que passam os dias e as noites bebendo e se drogando tranquilamente. Como eles não têm qualquer atividade laboral, os desocupados acabam praticando pequenos furtos para financiar o vício e a malandragem, além de incomodarem os transeuntes com abordagens muitas vezes indecorosas e inconvenientes. Os vagabundos que tomaram posse do local em breve devem entrar na Justiça com um pedido de uso capião, já que a praça parece não constar na prefeitura como parte do patrimônio público.
Nas fotos que flagram apenas um momento das “atividades” ali desempenhadas, é possível perceber a gravidade da situação. Um dos moradores do “Condomínio Público” teve a guarda do filho de 15 anos tomada pelo Conselho Tutelar. O adolescente convivia no meio de adultos totalmente alcoolizados e drogados, sem a menor perspectiva de vida.


