Nos 80 anos de comemoração de fundação da Associação Empresarial de Brusque (AciBr), a escolha de Luiza Helena Trajano para uma palestra motivacional foi das mais acertadas. Ela atendeu o convite do atual presidente da entidade, Edemar Fischer, e por cerca de uma hora e meia contou a trajetória de sua empresa, a Magazine Luiza, que hoje possui mais de 700 lojas em todo território brasileiro, 24 mil colaboradores, 36 milhões de clientes e já incorporou outras 13 redes em seu grupo.
Com uma simplicidade assustadora, Luiza Helena chegou ao Clube Santos Dumont falando de seu encanto por Brusque, da visita que fez a empresa Irmãos Fischer e, também, em sua filial na cidade, já prometendo uma reforma ampla nas atuais instalações. Em sua palestra, ela disse que o sucesso se resume a três questões fundamentais: renda, emprego e crédito. Logo de início fez questão de afirmar que não tem partido político, mas deixou claro que “esse País é meu”, mostrando seu compromisso com o Brasil.
Para a diretora proprietária do Magazine Luiza, hoje quem tem poder é quem tem inteligência e faz acontecer. Ela falou ainda que tudo na vida tem dois lados e no ramo empresarial de varejo eles se resumem a problema e solução. Mas deixou claro que é necessário pensar de forma positiva, lembrando que sua empresa iniciou o crescimento a partir da união de concorrentes que trabalhavam com o mesmo produto, na mesma calçada, mas que encontraram soluções a partir da união. “Hoje, o setor varejista está fortalecido com esta união”, avaliou Luiza Helena.
Em sua palestra ela deixou claro, nas entrelinhas, que a publicidade esteve presente em todos os momentos da empresa, desde o início, quando em Franca (SP) sua tia fez um concurso para escolher o nome da loja e anunciou no rádio que estaria sorteando um jogo de sofá para quem participasse oferecendo sugestões. Ganhou o nome da tia, associado ao nome magazine, que nada tinha a ver com o ramo, mas que foi uma escolha popular e deu certo. Hoje, investe muito em propaganda, em especial na televisão, mas ressaltou a importância do rádio em cidades de menor porte, como é o caso de Brusque.
Numa das poucas referências políticas de sua palestra, Luiza Helena criticou a carga tributária, falou sobre a necessidade da construção de 23 milhões de moradias para que essas famílias deixem de pagar aluguel e defendeu com veemência uma reforma política. No entanto, ela defendeu o patriotismo e disse que em suas empresas o hino nacional é cantado todas as semanas, antes de começar o expediente e confidenciou que sua tia começou com o sonho de gerar empregos e não de ganhar dinheiro.
A partir daí ela mostrou em sua palestra aquela que pode ser a chave do sucesso e citou que o pilar de sua empresa é formado por pessoas, com dois focos: atendimento e inovação. “Nas nossas empresas colocamos as pessoas em primeiro lugar”, ressaltou, mostrando os investimentos que faz na qualificação do quadro de funcionários com o fornecimento de bolsas para estudar, acesso aos planos de saúde estendido a pais e sogros, auxílio às mães e aos filhos, incentivo com prêmios de produtividade, entre outros tantos.
Outro ponto que frisou na palestra foi o que chamou de inegociável, como a falta de ética, a discriminação, o assédio moral e social, e ainda o envolvimento de líderes com liderados sem comunicação com o departamento de recursos humanos. Ainda o falar do atendimento aos clientes, ela disse que no Magazine Luiza o tempo máximo de espera de quem quer que seja, é de dez minutos no máximo.
Luiza Helena fechou sua palestra falando do perfil do empreendedor da nova era. Disse que ele tem que ser exemplo e que o líder é aquele que leva a pessoa mais longe do que ela mesma pensava poder ir. “Nós somos protagonistas de nossa história”, comentou, mostrando que é necessário fazer uso da inteligência emocional para se alcançar os objetivos traçados.