Na manhã da última segunda-feira (28), trabalhadores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque deram início à instalação de uma nova rede de distribuição na cidade. Denominada de Rede Volta Grande, a intenção da autarquia é levar água da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central para os bairros Volta Grande e Bairro Batêas, diminuindo a demanda do sistema isolado já existente no local, tornando o abastecimento mais uniforme em toda a localidade.
“Com isso, iremos conseguir diminuir a área de abrangência do sistema de tratamento de Volta Grande. Serão duas frentes de trabalho. A primeira é com uma rede de 250 milímetros, da ponte do Santos Dumont até o Bairro Batêas. A segunda frente de trabalho é uma rede de 400 milímetros que vai da Avenida Beira Rio, das proximidades da Academia Viva até a ponte do Santos Dumont”, explica Fausto Diegoli, diretor técnico da autarquia.
Preparação
Para conseguir atender de maneira eficaz a nova rede, a ETA Central vem passando por várias adequações com o passar dos meses. Iniciou com a troca de motores da captação Guarani, trazendo mais potência no bombeamento. Além disso, a instalação de um filtro na estação irá aumentar o volume de água tratada. Por fim, a construção do novo reservatório de 6,5 milhões de litros, também faz parte das medidas preparatórias. “Nós teremos um pulmão muito maior para toda a população brusquense passar esse verão com tranquilidade. Tendo mais volume na captação, mais tratabilidade na ETA e um reservatório maior, conseguiremos ampliar essas redes de distribuição, levando água para os bairros mais isolados da cidade”, complementa Diegoli.
Volta Grande
Por ser um bairro com alta demanda de novos loteamentos, estudos técnicos realizados pelo Samae Brusque avalizaram a construção de uma nova rede para a localidade. “Não podemos esperar os loteamentos chegarem para aí querermos tomar as atitudes para suprir a demanda. O Samae tem de estar preparado para atender a cidade de Brusque em todas as suas direções” frisou a diretora-presidente da autarquia, Fabiana Dalcastagné.



