Durante a manhã desta quinta-feira (24), o secretário estadual da Defesa Civil Rodrigo Moratelli visitou a ADR Brusque na 4ª etapa do Dia de Ação do Governo. E o principal tema do encontro não poderia ser outro senão a barragem de Botuverá, que sofre com diversos problemas para sua liberação ambiental.
Porém, de acordo com o secretário, na próxima semana acontecerá uma reunião no ICMBio, em Brasília (DF) que pode adiantar diversos passos em todo o processo. O encontro na capital federal pode representar a assinatura do acordo com a instituição para a doação de uma área para o Parque Nacional da Serra do Itajaí, em troca da inundação de cerca de 2 hectares do parque com as cheias na barragem.
Passada essa etapa, o processo de licenciamento ambiental volta para a Fatma, que já está com toda a documentação encaminhada para as outras liberações. Com todo esse processo concluído, a expectativa do secretário é de que a licitação seja lançada o quanto antes, e as obras de construção ainda iniciem no começo de 2017.
De acordo com Moratelli, a obra deve durar entre 24 e 30 meses em sua execução, justamente por conta das alterações no nível do rio que podem acontecer. Tudo isso está previsto no edital que será lançado, por conta das alterações estruturais que podem ocorrer devido às cheias.
O secretário também comentou dos investimentos para melhorar o sistema de alertas da Defesa Civil de Santa Catarina, com avisos através de mensagens por celular, bem como a capacitação das defesas em diversos municípios catarinenses.




