Um grande número de ciclistas brusquenses atendeu o convite do Fórum da Bicicleta de Brusque e participou na noite desta segunda-feira (22) de uma bicicletada pelas vias centrais da cidade. O objetivo do movimento foi chamar a atenção para a necessidade de mais espaço para as bicicletas e pedir segurança para os adeptos dessa modalidade esportiva.
Os coordenadores do movimentos participaram da bicicletada com uma faixa preta amarrada na manga da camisa, como protesto pela morte do ciclista Edmir Laube, sábado, em Guabiruba. Uma camiseta foi entregue aos participantes e nela continha a inscrição pedindo respeito ao ciclista e a distância mínima de 1,5m. Um dos coordenadores do movimento, Edson Hoffman, disse que o objetivo é conscientizar as pessoas de que o ciclista não está circulando para fazer mal a ninguém, ele está para mostrar que além de mostrar que pedalar é saudável, existem outras formas de locomoção.
Na concentração que ocorreu na Praça Sesquicentenário, defronte à Câmara de Vereadores, os ciclistas protestaram contra a não aprovação dos radares e colheram assinaturas em um abaixo-assinado, pedindo mais ciclovias e respeito aos ciclistas. O movimento foi pacífico e percorreu as ruas centrais de Brusque, com famílias inteiras participando do passeio.
Elas e as Magrelas
Um grupo de mulheres denominadas “Elas e as Magrelas” engrossou a bicicletada com muita animação. Elas participaram com camisetas e balões cor-de-rosa, em alusão a campanha do Outubro Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer. O grupo foi formado em fevereiro deste ano e hoje já são aproximadamente 45 integrantes.