A instabilidade no clima e a chuva constante devem permanecer em Brusque para esta quarta-feira (26), segundo a previsão climática da Epagri/Ciram. A mínima registrada foi de 17 graus, e a máxima alcançará os 22. Os volumes registrados nas últimas horas também chamam a atenção, porém, não alteraram a situação do Rio Itajaí-Mirim.
Nas últimas 24h, segundo o monitoramento da Defesa Civil, o bairro que mais choveu em Brusque foi o São Pedro, com 73,6mm. A diferença é grande para o segundo bairro que registrou maior volume na cidade, Volta Grande, com 61,2mm. Em Botuverá, o índice alcançou os 61,4mm.
Já a cidade de Guabiruba alcançou nas últimas 24h o índice acumulado de 69mm. O que causou esse grande volume foi a constância da chuva, e não a força. E isso se refletiu no nível do rio, que não subiu muito comparado ao volume de chuva. Segundo o Ceops/Furb, o nível do Rio Itajaí-Mirim no centro de Brusque às 6h era de 2,41m. Já em Botuverá, segundo a Defesa Civil de Brusque, o nível era de 1,45m.
Para hoje, o tempo segue instável com chuva em todas as regiões de Santa Catarina, e risco de temporais no Vale do Itajaí. Uma frente fria segue em formação no sul do país, e associada a um ciclone extratropical no litoral gaúcho, influencia a presença de chuva em Santa Catarina.
Aos poucos, a chuva deve diminuir, parando de vez entre a quinta (27) e a sexta-feira (28). Com o cessar da chuva, também chegará uma queda nas temperaturas, que pode colocar as mínimas abaixo dos 10 graus durante o final de semana.