Unimed Brusque é considerada a melhor operadora de médio porte do Estado

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou na última semana os resultados do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, que anualmente avalia o desempenho das operadoras de planos de saúde por meio do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). Em Santa Catarina, a Unimed Brusque obteve a melhor nota entre as Unimed de médio porte, sendo considerada a melhor operadora do sistema do Estado, conforme dados divulgados pela ANS.

O IDSS é conhecido como a “nota” das operadoras. O resultado do índice demonstra como o mercado está se comportando nos itens avaliados anualmente e é um importante parâmetro para os 48,3 milhões de beneficiários de planos de assistência médica.

O Índice iniciou em 2004, através do Programa de Qualificação das Operadoras e foi reestruturado em 2015. Na avaliação, existem quatro dimensões, onde 40% é voltado para a atenção à saúde, 20% para a área econômica e financeira, 20% para a estrutura e operação e 20% para a satisfação do beneficiário.  Os percentuais compõem as notas, que vão de zero a um, onde um é a nota máxima. Ao todo, quatro áreas foram avaliadas: qualidade de atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade de mercado e gestão de processos de regulação.

Sustentabilidade de mercado

Além disso, a Unimed Brusque atingiu a melhor nota nos últimos anos da avaliação, com 0,8163, que é a nota global. “O destaque mesmo foi em relação à sustentabilidade de mercado, que é a disponibilidade financeira da Unimed Brusque e que obteve a nota máxima, de 1. E esse indicador reflete a capacidade da operadora em honrar os serviços da sua operação em curto prazo, ou seja, ganhamos a nota máxima da ANS na questão financeira, o que nos deixa muito gratos”, comenta o gerente de Mercado e Marketing da Unimed Brusque, Alexandre Fagundes da Silva.

Outros itens avaliados com nota máxima da Unimed Brusque também foram em relação aos recursos próprios (Laboratório Unimed e Clínica de Oncologia), que resultaram em 0,99, além da taxa de resolução das notificações, ou seja, das reclamações dos clientes, onde a Unimed Brusque também obteve nota 1. “Houve reclamações, mas sanamos todas elas e perante a ANS não tivemos nenhum dano ao beneficiário, o que é o mais importante”, comenta também Silva.

Outras operadoras de planos de saúde que atuam em Brusque também foram avaliadas e tiveram notas abaixo das recebidas pela Unimed Brusque, sendo uma com 0,71 e outra que não obteve nota. “Provavelmente isso ocorreu porque a operadora não enviou as informações necessárias ou porque a ANS não conseguiu qualificá-la perante as informações repassadas. Por isso é importante que as pessoas que desejam contratar um plano de saúde sempre verifiquem o IDSS, que é público para consulta, para avaliar a qualidade dos serviços prestados”, orienta.

A consulta pode ser feita através do site da ANS, ou em: www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans .

Para o gerente de Mercado e Marketing da Unimed Brusque, receber os resultados de uma avaliação do órgão regulador e ter reconhecimento e destaque estadual pelos serviços prestados, é satisfatório. “Costumamos receber prêmios e certificações dentro do sistema Unimed, pela qualidade dos serviços prestados aqui em Brusque. Mas uma avaliação da ANS, de que o nosso trabalho está sendo bem realizado e uma nota alta do IDSS realmente é muito importante para nós, pois vimos que o trabalho está sendo bem feito. Além disso, esses resultados são significativos em especial para o cliente, que tem a segurança da operadora e dos planos de saúde oferecidos pela Unimed Brusque”, completou.

Saiba mais

Baseado na análise de indicadores definidos a partir de dados enviados periodicamente pelas operadoras à ANS, o programa avaliou a atuação de 975 operadoras, sendo 695 do segmento médico-hospitalar e 280 exclusivamente odontológicas, ao longo de 2015. Desse total, 25,9% ficaram com nota entre 0,80 e 1,00 (nota máxima) e 54,9% ficaram com nota entre 0,60 e 0,79, num total de cinco faixas que vão de 0 a 1. Mais informações: www.ans.gov.br .