Um estudo feito pelo Observatório Social de Brusque (OSBr) apontou que foram expedidas, de janeiro até agosto de 2016, 11.695 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) na cidade. De acordo com a pesquisa, a maioria das carteiras despachadas é de renovação, contabilizando 7.561.
“Mas a gente também deve destacar que até o mês oito, de agosto, mais de 1,6 novas carteiras foram emitidas aos brusquenses. E isso deve chamar a atenção dos órgãos de planejamento da Prefeitura, que devem procurar buscar soluções ao nosso trânsito por conta desse incremento sistemático de motoristas que vão trafegar em nossa cidade”, avalia o diretor-executivo do OSBr, Evandro Carlos Gevaerd.
Conforme a pesquisa, o mês de janeiro foi o que mais registrou serviços, chegando a 1.597. Já fevereiro teve uma queda de 14.5 % em relação ao mês anterior - 1.364 CNHs. Além disso, foram contabilizados 7.561 renovações de exames até agosto, sendo a maior incidência também em janeiro com 1.131 renovações.
Durante os oito meses, no quesito primeira habilitação foram realizadas 1.659 carteiras e 1.632 CNHs definitivas. Também foram 424 emissões de segunda via, outras 136 carteiras tiveram adição de categoria, 188 para mudança de categoria, 49 habilitações sofreram alterações de dados e apenas três habilitações com registro de estrangeiro.
TRÂNSITO
Com o número subindo de novas carteiras, Gevaerd acredita que a cidade fica cada vez mais em caos no trânsito. “As ruas não têm uma largura adequada e são estreitas. Então, qualquer acidente que acontece em vias que dão acesso aos bairros mais populosos, para o trânsito”, destaca. “Tem poucas alternativas para retorno”, completa.




